Galeria Galeria

Voltar

Curso Gerenciamento e Tratamento Técnico de Coleções Bibliográficas Especiais

O curso Gerenciamento e Tratamento Técnico de Coleções Bibliográficas Especiais (GTTCBE), entre os dias 14 e 18 de março, no Auditório Tobias Barreto da instituição. A capacitação será ministrada pelo bibliotecário Fabiano Cataldo de Azevedo (Unirio).

MINISTRANTE – O bibliotecário Fabiano Cataldo de Azevedo é professor de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos da Unirio. Integra o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da IFLA e é Membro do IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committe. Participa do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT), na modalidade Mestrado Profissional, promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, na qualidade de professor colaborador.

Este curso fornece uma visão conceitual e prática de coleções bibliográficas especiais. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão do conceito, papel e desenvolvimento organizacional das coleções especiais. Os tópicos a serem abordados incluem: a definição e o papel de coleções especiais, usuários, desenvolvimento de coleções, o acesso intelectual e bibliográfico, exposições e outros programas, preservação, relações com os doadores, a ética, a propriedade intelectual. E ainda, o impacto da digitalização das coleções especiais.

Período de realização: 14/03/2016

Site do curso: http://www3.ufpe.br/gttcbe/

Fotos do evento pelo Arquivo CCJ - https://www.flickr.com/photos/157175498@N08/albums/72157684012490744

Data da última modificação: 31/07/2017, 09:49