Pesquisadores e pesquisadoras do Núcleo de pesquisa Família, gênero e sexualidade – Fages – apresentarão trabalhos na Colômbia sobre os impactos sociais do Zika

Como resultados iniciais da pesquisa Etnografando Cuidados e Pensando Políticas de Saúde e Gestão de Serviços para Mulheres e Seus Filhos com Distúrbios Neurológicos Relacionados com Zika em Pernambuco, Brasil, pesquisadores e pesquisadoras do FAGES farão 5 apresentações sobre temas variados que têm com transversalidade os impactos sociais do Zika na população pernambucana. OS trabalhos compõem a programação do XVI Congreso de Antropología en Colombia V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Antropología, que acontecerá em Bogotá durante os dia 6 a 9 de Junho de 2017. De acordo com Russel Parry Scott, coordenador do núcleo e da pesquisa, “a participação neste congresso de antropólogos vai permitir dialogar com colegas sobre a pesquisa em andamento de alta relevância para a população brasileira que precisa refletir sobre como as mães e famílias cuidam das pessoas que sofrem as consequências de uma nova epidemia, debilitante e desconhecida, e de como o sistema de saúde se organiza para enfrentar este novo desafio. Como lidar com a deficiência? Como organizar uma vida que exige presença e atenção permanente para pessoas próximas? Como decidir prioridades nas respostas do Estado a estas demandas?”

Mais sobre a pesquisa:

É uma proposta conjuga 1) pesquisa com mulheres e integrantes das suas redes familiares afetadas pela Zika e 2) diálogo com gestores de programas, instituições e pessoas que almejam oferecer serviços de prevenção contra o vírus e cuidado para os afetados.  O seu objetivo principal é de associar o conhecimento aprofundado da experiência de mulheres e suas redes familiares afetadas pelo virus a um esforço de ampliar a sensibilidade e resposta do sistema de saúde `de uma maneira que incorpore conhecimento mútuo e práticas colaborativas. Assim se contribui à realização de uma gestão mais cooperativa que impositiva, ao mesmo tempo em que mobiliza as pessoas mais associadas com o problema a ter mais escolha no tipo de cuidado que lhes convem. Ela foca no estado de Pernambuco e nas áreas com maior prevalência da Zika para poder refletir sobre como enfrentar os desafios que oferece à sociedade. Além de pesquisadores e pesquisadoras de Pernambuco, estão envolvidos/as investigadores/as de Brasília, Rio de Janeiro e Grã Bretanha.

O FAGES

Fundado em 1983, o FAGES é um grupo multidisciplinar de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes, dedicado à realização de discussão, pesquisa, ações, cursos, capacitações e assessorias que contribuem para o conhecimento e promovem os direitos múltiplos da população em relação a estes temas.

Data da última modificação: 30/10/2017, 12:58