Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife visita Polo TeC da UFPE

Encontro aconteceu na sexta-feira (13) pela manhã no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg)

O Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu na sexta-feira (13) a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Inovação (Sdecti) da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux, para conhecer duas startups incubadas e dois laboratórios. O encontro aconteceu no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) e contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli, e do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Propesqi, Roberto Guerra. 
 
Foto: Divulgação
A Pluvi foi uma das startups incubadas no Polo TeC visitadas
 

A programação teve início com a apresentação do Polo TeC https://sites.ufpe.br/polotecnologico/, ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica (Lei 10.973/04).

 
Em seguida, houve a apresentação de duas startups. A Arqueatec mostrou três soluções químicas biodegradáveis: o nanobiogel de ação preventiva, controle e combate a incêndios; a biomanta de ação mitigatória em acidentes e desequilíbrios ambientais, agindo na retenção de poluentes derivados do petróleo; e a pastilha sanitária para desinfecção de caixas d’águas e larvicida. Em fase final de testes, a pastilha sanitária tem longa durabilidade, de, no mínimo, seis meses, podendo chegar a um ano, e serve para substituir o cloro com baixo custo.
 
A startup Pluvi mostrou suas soluções para captação de água de chuvas, separação para uso da parte limpa das águas, monitoramento em tempo real da qualidade e filtragem da água no momento de uso. A visita incluiu ainda os Laboratórios de Computação Embarcada e Tecnologias Industriais (Laceti) e de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (Labiota), que trabalham em parceria com a startup Pluvi. A equipe também conheceu o RobôCin, o time de competição de futebol em robótica da UFPE, atualmente campeão da América Latina em todas as categorias em que competiu e 3° lugar no ranking mundial.
 
INCUBAÇÃO – Para o processo de incubação, a empresa precisa ter um estudante ou um egresso de até cinco anos na equipe, além de um professor mentor, grupo de pesquisa ou laboratório dando mentoria à startup. O objetivo é continuar desenvolvendo tecnologia dentro da Universidade. De acordo com Fabiana Delmondes, da Coordenação de Parcerias da Propesqi, a equipe da Sdecti demonstrou interesse pelas soluções apresentadas. “As portas estão abertas. Eles querem conhecer todo o potencial de inovação da cidade para trabalhar em conjunto”, explicou.
Date of last modification: 20/05/2022, 16:16

Web Content Display Web Content Display

José Roberto Ferreira Guerra
Diretor de Inovação e Empreendedorismo
Simone de Lira Almeida
Coordenadora de Empreendedorismo e Incubação
+55 (81) 3879-5861
Antonieta Lynch de Moraes
Coordenadora de Propriedade Intelectual
Geraldo Leite Maia Júnior
Coordenador Transferência de Tecnologia

Web Content Display Web Content Display

Geyce Petuba
Secretária /Assistente em Administração
Jôuldes Matos Duarte
Auxiliar em Administração
Júlio Vinícios Rocha
Assistente em Administração
Ana Carolina Borba
Assistente em Administração
Siddartha Gautamma
Assistente em Administração
Fanny V. de Paula
Administradora
Paulo Francisco Neto
Assistente em Administração
Suzanna Sandes
Analista de Tecnologia da Informação

cedida para outro órgão