Asset Publisher Asset Publisher

Back

Secretário geral da SPREAD participa de entrevista no podcast Papo no Auge!

O episódio especial da temporada versou sobre ensino a distância tendo como exemplo a UFPE

No contexto atual, caracterizado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, no âmbito da educação em geral e da Universidade em particular, as universidades públicas ainda estão a um passo atrás das universidades particulares, enfrentando um desafio muito grande de implantar a EaD com qualidade diante dos recursos precários em comparação às instituições privadas de ensino. A partir dessa ampla discussão, o secretário geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), professor Alberto Poza, participou do último episódio do ano do podcast Papo no Auge! com apresentação de Saulo Novaes, o qual teve como tema “EaD – A nova imagem da Educação”, onde discorreu sobre a educação a distância, seus impactos no ensino superior e o papel da Universidade Federal de Pernambuco na disseminação dessa modalidade pedagógica. 

Entre os assuntos abordados durante a entrevista, o secretário Alberto Poza contextualizou a realidade do ensino a distância praticado hoje nas universidades brasileiras; a relação do acesso à internet e como inserir alunos e professores no EaD; o trabalho realizado pela UFPE para alargar o letramento digital de seus docentes; como as universidades públicas devem se comportar frente ao crescimento do número de matrículas no ensino a distância em comparação ao quantitativo de matrículas no ensino presencial; a participação da UFPE nas pesquisas e tendências quando o assunto é educação e tecnologia; além de destacar a atuação da SPREAD e o papel que vem desenvolvendo para o fomento ao ensino de qualidade.

“É verdade que, em termos comparativos, efetivamente há um desenvolvimento grande nas faculdades particulares que têm objetivos bem diferentes das universidades públicas, pois possuem outros mecanismos de controle de qualidade. Nas universidades públicas temos que ter cautela em como ofertamos os cursos a distância fora do programa UAB (Universidade Aberta do Brasil) para manter padrões de qualidade porque as universidades públicas dependem de controladorias, que controlam o que a universidade faz. Para isso, é preciso criar, previamente, padrões de qualidade específicos do ensino a distância para posteriormente ofertar cursos. Sim, há um descompasso entre o privado e o público, não é estranho devido à finalidade de cada um, os fins são diferentes, o público é bem diferente, e isso exige formas de atuação diferentes”, pontuou o Secretário.

O episódio especial da temporada que versou sobre ensino a distância tendo como exemplo a UFPE, está disponível para streaming no Spotify

 

Sobre o podcast Papo no Auge!
programa Papo no Auge! com produção e apresentação do professor Saulo Novaes, formado em Letras e em Administração, com mestrado em Inovação e Desenvolvimento, foi criado em 2020, de modo a dar voz a professores, especialistas e profissionais gabaritados em diversos assuntos. Sempre traz um especialista por episódio com o intuito de gerar informação e conhecimento aos ouvintes. 

Desde 2022, o podcast também está na Rádio Paulo Freire AM 820, uma rádio da Universidade Federal de Pernambuco (toda quinta-feira, às 12h30), na Rádio da Universidade Federal de São Carlos/SP (todo domingo, às 11h), e também no YouTube (Prof. Saulo Novaes / Papo no Auge!). 

Mais informações estão disponíveis na página do programa no Instagram @PaponoAuge


Mais informações
SPREAD: spread@ufpe.br 
 

 
Redação: Danielle Lins - Comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

Date of last modification: 14/11/2023, 10:31