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Programa de Pós-Graduação em Música tem quatro defesas de dissertação esta semana

Apresentações serão no miniauditório 1, ao lado da Diretoria do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove quatro defesas de dissertações de mestrado amanhã (30) e quinta-feira (31), no miniauditório 1, localizado no térreo do Centro de Artes e Comunicação (CAC), ao lado da Diretoria do CAC, no Campus Recife. 

Confira abaixo o cronograma e os resumos das apresentações:

30/01

Mestrando: Daniel Ribeiro Bezerra
Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Título: “A valorização da aula de música pelos alunos do Ensino Médio e os fatores que influenciam”
Horário: 10h

Resumo

Nesta pesquisa de mestrado, buscamos analisar o valor que o estudante do Ensino Médio atribui à aula de música, tendo como foco duas escolas da Região Metropolitana de Recife/PE. Investigamos a influência de diversos fatores no âmbito escolar, como a atuação do docente, conteúdos, repertório e carga horária das aulas, e infraestrutura dedicada à música. Também estudamos como a classe social dos alunos afeta suas relações com a aula de música na escola, levando em conta as teorias de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre o espaço social, o gosto e a escola moderna. Para a coleta dos dados, realizamos uma entrevista de grupo focal com alguns alunos do Ensino Médio em cada escola, além de distribuir questionários fechados a esses mesmos estudantes. Ao analisar conjuntamente os dados obtidos, foi possível compreender o que os alunos pensam sobre o ensino de música nas suas escolas. Os resultados apontam música é valorizada pelos alunos do Ensino Médio, que a reconhecem como símbolo cultural e identitário, como entretenimento e possibilidade de profissionalização. Nos casos estudados, as disciplinas são frequentadas por estudantes que nutrem um interesse especial previamente desenvolvido pela música e por aprender algum instrumento. A herança familiar é um dos fatores mais importantes nessa relação de afeição, enquanto outros aspectos escolares analisados (como a afinidade com o repertório utilizado e a qualidade da infraestrutura e dos recursos escolares) podem ter impactos positivos ou negativos no processo de ensino-aprendizagem, influenciando a motivação dos alunos que assistem às disciplinas e o interesse dos que não assistem.

Mestrando: Marcus Vinicius Pinto Nunes
Orientadora: Cristiane Maria Galdino de Almeida
Título: “O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical”
Horário: 14h

Resumo

O curso da Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco passou por uma reforma curricular em 2013. Nesse sentido, este estudo de caso teve como objetivo geral interpretar o discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical. Os objetivos específicos foram: fazer emergir o discurso tal como as/os docentes, experienciavam, produziam e problematizavam o campo da Educação Musical na formação de professores/as; incitar os/as docentes a reconstituírem as suas próprias trajetórias; estabelecer relações entre os discursos dispersos dos/as docentes situados na perspectiva teórica do Projeto Pedagógico do Curso efetivado em 2013. O referencial teórico trouxe autores/as como Larrosa, Silva, Foucault, Hall, Corazza, entre outros/as, que compreendem a produção do sujeito como um processo de linguagem. A Metodologia da Alquimia, apoiada nos Estudos Culturais, e a Pesquisa-ensino, apoiada na Pós-Crítica da Educação, foram as que possibilitaram a construção desse trabalho, pela sua forma criativa e flexível de pensar e construir a pesquisa científica. As entrevistas com os/as docentes foi o material que serviu de base para a produção e interpretação do presente objeto. Por fim, o trabalho denotou que o pensamento pós-crítico se encontrava em processo de maturação no curso, e, com isso, pode contribuir trazendo para a discussão a noção de linguagem que evidencia as relações de poder/saber implicados na formação inicial de professores de música.

31/01

Mestrando: Evandro Neves da Natividade
Orientador: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Título: “Probatio Kids: método pedagógico para o uso de um meta-instrumento musical como estímulo ao desenvolvimento motor e a socialização na educação infantil”
Horário: 10h

Resumo

Novas tecnologias têm surgido para o ensino e prática musical nos últimos tempos e a influência tecnológica impacta diretamente nas mudanças de todos os setores de desenvolvimento da sociedade. A Música tem, do mesmo modo, aderido às novas ferramentas, aos métodos e se integra desde a disposição anatômica de objetos e artefatos até a Educação Musical propriamente dita. A evolução tecnológica, que segue seu curso já nos deu muitos mecanismos de entretenimento e estudo em âmbito musical os quais nos ajudam no aculturamento, em nossa educação e os últimos anos,como desdobramento pelas novidades campo musical e tecnológico, surgiu o Probatio. Neste trabalho, considerando este novo instrumento surgido há poucos anos, inspirado na pose de um instrumento de corda, a guitarra, o qual se enquadra na categoria de Meta-Instrumento, representado pelo Probatio, buscaremos propor uma metodologia a fim de que esta possa ser útil na educação infantil, especificamente para ajudar como estímulo à socialização e ao desenvolvimento motor de crianças em idade escolar para atividades musicais em escolas. O método proposto, o Probatio Kids, é uma tentativa de tornar útil o uso do Probatio no contexto da Educação Básica

Mestrando: Maria Cristina Barbosa
Orientador: Carlos Sandroni
Coorientadora: Francisca Helena Marques
Título: “Reisado, o Encanto de Caraíbas (Arcoverde – PE) – Música, Memória e Identidade”
Horário: 14h

Resumo

Este trabalho trata sobre uma experiência de pesquisa em etnomusicologia constituída entre 2003-2006; 2012-2013 e 2016-2018, quando foi constituído um material significativo sobre as práticas culturais do povoado de Caraíbas, localizado na cidade de Arcoverde, Sertão de Pernambuco. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo apresentar um estudo etnográfico sobre as práticas do Reisado Encanto de Caraíbas no contexto social, religioso e cultural. Ao compreender o reisado como um sistema cultural dinâmico que associa em si mesmo as linguagens da arte, a música, o canto, a dança, a representação cênica, as estéticas visuais (indumentárias/adereços). Ele também assume um papel importante no conjunto de práticas que ocorrem em Caraíbas que envolvem um calendário celebrativo de festas de padroeiros que envolvem os ritos festivos das novenas. O trabalho dissertativo analisa aspectos da transmissão de saberes e práticas no Reisado a partir da relação existente entre música, memória e identidade cultural. Reflete sobre os conflitos intergeracionais existentes na transmissão destes conhecimentos. O trabalho metodológico foi realizado a partir de entrevistas, registros audiovisuais e da pesquisa participante para apresentar aspectos contextuais do período do trabalho de campo em Caraíbas conforme o período cronológico descrito acima.

Mais informações
Programa de Pós Graduação em Música
(81) 2126.8308

Data da última modificação: 30/01/2019, 09:56