Events Events

Back

Programa de Pós-Graduação em Música tem defesa de dissertação no próximo dia 15

“Música e miração: o recebimento e a transmissão musical da Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)” é o tema

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza a defesa da dissertação de mestrado “Música e miração: o recebimento e a transmissão musical da Barquinha Príncipe Espadarte (Rio Branco – AC)”, do mestrando Luiz Augusto Moura Ferreira.

A apresentação será na Sala PPGM, no Centro Cultural Benfica, no próximo dia 15, às 14h. Ele foi orientado pelo professor Carlos Sandroni e coorientado pela professora Francisca Helena Marques, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Resumo

As religiões e rituais ayahuasqueiros são objetos de análise em diferentes esferas científicas. Vale salientar, que a Antropologia, Farmacologia, Sociologia, e principalmente a Etnomusicologia, estudam esses contextos com alto grau técnico e teórico, a fim de contribuir para a comunidade científica relevantes informações acerca da sua função medicinal e cultural. Nessa perspectiva, esse trabalho buscou desenvolver uma análise, através de técnicas etnográficas, sobre a função da música dentro da religião da Barquinha, fundada por mestre Daniel Pereira de Matos em Rio Branco, no Acre. O recorte centra-se em uma dissidência dessa religião, o Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte, dirigida pela madrinha Francisca Gabriel. A igreja presta relevantes serviços à comunidade local e principalmente ao estado do Acre, na qual a sua construção ritual revela grandes particularidades da cultura do povo do Norte e principalmente do Ocidente Amazônico. Foi observada neste trabalho a função do Recebimento de Hinos e Salmos de “espíritos” encantados, divindades e outros seres “mágicos” que norteiam a religião a partir de um plano metafísico, que chamam de Mundo Astral. Essas divindades ofertam essas músicas para os seres humanos terrenos a fim de intermediar processos de curas físicas e espirituais. É importante pontuar também que essas músicas (Salmos) reúnem toda a doutrina da religião, as práticas, as crenças, a cosmologia, e organizam todo o espaço ritual. Nesse sentido, os processos de transmissão musical foram narrados em um Etnografia imersiva, a fim de enfatizar as principais observações pertinentes para a compreensão dessa religião. Essa metodologia busca “transportar” o leitor para dentro do texto, de forma com que ele se sinta presente dentro do ritual e, assim, perceba os eventos mais importantes de forma instantânea ao decorrer do texto.

Mais informações
Programa de Pós Graduação em Música

ppgm.ufpe@gmail.com

Date of last modification: 10/07/2019, 13:00