Asset Publisher Asset Publisher

Back

HC participa de estudo mundial sobre o impacto da covid-19 na gravidez

Pesquisa faz parte da iniciativa Rebraco - Rede Brasileira em Estudos da Covid-19 em Obstetrícia, sendo coordenada pela Unicamp

Os impactos da covid-19 em mulheres grávidas e seus bebês estão sendo estudados no Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, com patrocínio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e coordenado nacionalmente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa pesquisa mundial busca desenvolver, a longo prazo, estratégias de cuidado materno-infantil em períodos de calamidade pública ao entender como se dá o desenvolvimento do feto nas pacientes que adquiriram a doença durante a pandemia. O HC é a única instituição do Nordeste que está participando desse projeto.

“É um estudo que foi iniciado pelas incertezas que ainda regem o seguimento de gestantes afetadas pela Covid e, mais recentemente, pelos avanços em relação à vacinação de gestantes”, explica a coordenadora do estudo em Pernambuco e médica ginecologista e obstetra do HC Debora Leite.

A especialista completa que “em função do longo tempo de acompanhamento e grande número de mulheres incluídas, acreditamos que seja possível identificar se a infecção da covid-19 se associa a complicações da gestação, tais como hipertensão e prematuridade e quais os efeitos protetores dos diferentes tipos de vacinas”.

Serão analisadas cerca de 3 mil mulheres em todo o Brasil e, com a inclusão de novas participantes, a previsão é que o estudo seja finalizado até dezembro de 2022. O projeto precisa da colaboração das participantes para que alcance uma resposta concreta. As interessadas precisam fazer um cadastro no Hospital das Clínicas e estão sendo convidadas aquelas que já estão em acompanhamento no hospital para o pré-natal, parto ou abortamento.

Será realizada uma entrevista clínica e coleta de sangue da mãe. Para as candidatas que fazem pré-natal no HC, são coletados dados adicionais ao longo das consultas. No momento do parto ou abortamento, são verificadas informações sobre o internamento hospitalar. Uma consulta de retorno também será marcada cerca de 30 dias após o parto ou abortamento.

Para saber mais ou se voluntariar para o estudo, basta entrar em contato com os organizadores pelo e-mail rebraco.recife@gmail.com, pelo WhatsApp (19) 99689.8233 ou falar diretamente com o ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HC pelo número (81) 2126.3668.

A pesquisa faz parte da iniciativa Rebraco - Rede Brasileira em Estudos da Covid-19 em Obstetrícia e, além da Unicamp, participam outras instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Hospital e Maternidade de Peruíbe (SP), a Faculdade de Medicina de Jundiaí, o Hospital Moinhos de Vento (RS) e a Santa Casa de Misericórdia de Belém (PA).

Date of last modification: 11/05/2022, 15:14