Notícias Notícias

Voltar

Eventos conjuntos reúnem pró-reitores de pesquisa de todo o Brasil na UFPE para debater ciência e tecnologia

Programação inclui conferência, mesas-redondas e lançamento de carta aberta destinada aos presidenciáveis

Os cenários atuais e futuros para a pesquisa no Brasil estão em debate na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a realização conjunta da III Reunião Ordinária do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) e da I Reunião Ordinária do Segmento das Federais do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). Os eventos ocorrem hoje e amanhã (dias 28 e 29), no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE, numa programação que inclui conferência de abertura, mesas-redondas e lançamento de carta aberta destinada aos presidenciáveis na qual o Foprop elenca dez pontos para retomada da relevância da ciência realizada no país.

Fotos: Raul Holanda

Reitor defende reposicionamento da pauta de ciência e tecnologia

De acordo com o reitor Alfredo Gomes, que presidiu a abertura do evento, é fundamental que a pauta da ciência, tecnologia e educação seja reposicionada como prioridade do governo federal. “Isso envolve decisões importantes de cada um que está aqui presente avaliar adequadamente e fazer a melhor opção pensando no interesse da nação, que é colocar de forma muito estratégica a ciência, a tecnologia e, sobretudo, a juventude e a universidade na pauta nacional”, afirmou. “É muito bem-vinda uma carta com pontos estratégicos para discutir a pesquisa no Brasil neste momento para que possamos construir nacionalmente essa pauta”, completou.

“Nada mais apropriado do que juntar as pessoas que pensam no país, que pensam na ciência, que conhecem a importância da educação e do desenvolvimento tecnológico para vislumbrar e pensar em como nós podemos catalisar esse processo de recuperação de nosso país”, disse o vice-reitor da Moacyr Araújo. “Discutir as áreas estratégicas da pesquisa e do desenvolvimento é fundamental. E mais ainda se a gente pensar em colocar isso com as demandas da sociedade”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Fernando Jucá. Participaram ainda da mesa de abertura o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Robério Rodrigues Silva (UESB); a coordenadora do Copropi e pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro; e o coordenador do Segmento das Federais do Foprop, Charles Morphy dos Santos (UFABC).

Sergio Rezende abordou a relação dos investimentos em C&T em diversos países 

ÁREAS ESTRATÉGICAS – Após a mesa de abertura, foi realizada a conferência “Áreas estratégicas para a C&T no Brasil: Avanços históricos e desafios atuais”. O tema foi apresentado pelo ministro da Ciência e Tecnologia no período de 2005 a 2010 e professor emérito da UFPE Sergio Machado Rezende, que mostrou a relação dos investimentos em C&T e o grau de desenvolvimento das principais economias globais, como China e Estados Unidos. Apresentou ainda o histórico errático de investimentos no setor feito no Brasil e a consequência disso. “Apesar do início tardio, nas últimas décadas, o país constituiu um sistema de ciência e tecnologia extenso e qualificado, e melhorou a educação. Isso tem dado contribuições concretas para nosso desenvolvimento, porém, eles ainda não têm a dimensão que possuem em outros países”, disse Rezende.

“É muito importante continuar expandindo a comunidade de pesquisa, melhorar a qualidade da produção científica, a formação de pessoal em todos os níveis, básico, superior e pós-graduado”, ressaltou o professor, que ainda atua no Departamento de Física da UFPE, afirmando ainda que é preciso redobrar os esforços para promover a inovação dentro das empresas e criar uma nova geração de empresários inovadores. “Só os novos empresários, que venham a ter suas empresas bem-sucedidas a partir da inovação, que vão ser os empresários do futuro”, completou Sergio Rezende, que finalizou a apresentação listando sete propostas da Fundação Perseu Abramo para o próximo governo. Entre elas, a remontagem do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; a retomada do apoio à pesquisa, desenvolvimento e educação em áreas e projetos estratégicos; e a ampliação da cooperação internacional em ciência e tecnologia.

PROGRAMAÇÃO – A III Reunião Ordinária do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) e a I Reunião Ordinária do Segmento das Federais do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) seguem na tarde de hoje (28) e também ao longo desta quinta-feira (29). A programação inclui a apresentação do Plano Emergencial Anísio Teixeira para reconstrução nacional através da ciência e plenária do Copropi e dos segmentos das federais do Foprop, entre outras atividades.

Data da última modificação: 29/09/2022, 15:42