Notícias Notícias

Voltar

Alepe homenageia a UFPE pelos seus 75 anos de atividades

Solenidade foi realizada ontem no plenário da Assembleia Legislativa

Para comemorar os 75 anos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), transcorridos em 11 de agosto passado, a Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu, ontem (9), por iniciativa do parlamentar Diogo Moraes (PSB), solenidade em que foi destacada “a importância da instituição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado”.

Fotos: Anderson Lima

Reitor e vice-reitor recebem diploma das mãos de Diogo Moraes e Laura Gomes

Para o reitor Alfredo Gomes, a homenagem foi repleta de simbolismo, pois “esta (a Alepe) é a casa da democracia, e nos sentimos honrados em contar com o apoio dos deputados na defesa da universidade e da educação pública”. O deputado Diogo Moraes também ressaltou os atuais desafios enfrentados pela educação pública no País. “Ao longo dos anos, a UFPE vem contribuindo para que os pernambucanos sejam protagonistas das grandes mudanças da sociedade”, disse, e acrescentou: “Porém, devemos estar atentos aos recentes ataques ao serviço público e à educação no Brasil”.

Presidida pela deputada Laura Gomes (PSB), a solenidade contou com a presença de diferentes autoridades, entre elas, o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, e também prestigiada por pró-reitores, assessores, docentes e técnicos administrativos da Universidade. Segundo Laura, “a UFPE é uma referência não apenas aqui; é também de excelência a nível nacional e reconhecida como uma das maiores universidades do Nordeste do Brasil pela qualidade de seus programas de ensino, pesquisa e extensão, mas também pelo protagonismo que tem exercido nas grandes questões de transformação de nossa sociedade”.

Alfredo Gomes agradeceu apoio de parlamentares na defesa da educação pública

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, também manifestou satisfação com a homenagem e apontou a relevância da atuação da Universidade no Estado de Pernambuco. “Nós temos uma larga atuação no campo da ciência, das artes, da cultura, e, nesse sentido, destaco a importância de termos uma atuação também forte e significativa no Estado de Pernambuco”. Moacyr finalizou com uma colocação que costuma proferir sobre o propósito da instituição: “A Universidade Federal de Pernambuco não pode se contentar em ser uma universidade federal de Pernambuco; ela precisa ser uma universidade federal para Pernambuco”.

Data da última modificação: 11/11/2021, 17:42