News News

Back

UFPE recebeu cônsul do EUA e palestra sobre oportunidades de estudos nos EUA

Ela conheceu as iniciativas do Núcleo LGTB e do Núcleo Erer

A UFPE recebeu ontem (14) a visita da cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon. A cônsul foi recebida pelo reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, e o diretor de Relações Internacionais, Madson Góis Diniz. Também estiveram presentes no encontro Diego Germano, do Núcleo de Políticas LGBT, que tratou de políticas de inclusão do público LGBTQIA+ e das cotas para transexuais na pós-graduação, além de Conceição Reis, do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer), que discutiu as questões e políticas afirmativas da UFPE. A cônsul foi apresentada também a iniciativas da área de pesquisa e inovação e fez uma visita ao Centro de Informática (CIn).
 
Fotos: Anderson Lima
Cônsul foi recebida pelo reitor e gestores da Universidade
 

A agenda do dia contou ainda com a palestra “Oportunidades de estudos nos EUA”, dentro da programação de comemoração dos 25 anos da DRI, iniciada com o I Internationalization Summit, em maio. O evento foi aberto pela cônsul e apresentado por Danyelle Marina, orientadora do EducationUSA/ABA Global Education, que discutiu a organização do ensino superior norte-americano, formas de ingresso e fontes de financiamento, além do exame de proficiência Toefl. Em seguida, representantes da seção consular do Recife explicaram sobre os tipos de visto que os estudantes podem solicitar, além de mostrar o passo a passo que deve ser realizado junto ao Consulado dos EUA.

Encontro sobre oportunidades de estudos nos EUA reuniu estudantes 
 

“Os Estados Unidos sempre serão parceiros estratégicos da Universidade e a visita da cônsul demonstra a importância deste relacionamento. Esperamos poder fortalecer a cooperação com o país e oferecer ainda mais oportunidades à comunidade acadêmica da UFPE”, afirmou o diretor da DRI, Madson Góis Diniz.

Atualmente a UFPE possui convênios com três universidades norte-americanas: a Pennsylvania State University, a University of Georgia e a Universidade da Califórnia. Além disso, a universidade desenvolve diversas colaborações com outras instituições através de programas de mobilidade virtual e do fundo de inovação 100,000 Strong in the Americas.
Date of last modification: 15/06/2022, 16:05