News News

Back

UFPE recebe I Imersão Interdisciplinar de Odontologia do Sono

Evento acontece amanhã e sábado (19), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas

A UFPE vai sediar, amanhã (81) e sábado (19), a I Imersão Interdisciplinar de Odontologia do Sono, sob a coordenação da professora Marilene de Oliveira Trindade, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Maxilo Facial. O evento acontece no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As inscrições já estão abertas para profissionais e estudantes de saúde. A abertura ocorrerá amanhã às 8h.

O objetivo da imersão é discutir a identificação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono. De acordo com a professora, antes o tratamento da apneia do sono era realizado apenas por médicos, sem apoio dos odontólogos. O tratamento era realizado exclusivamente com máscaras de ar, mas nem todos os pacientes se adaptavam a dormir com elas.

Os dentistas passaram a ajudar na solução dos distúrbios do sono com a criação de um aparelho de avanço mandibular para aumentar o diâmetro da faringe, que funciona independente de eletricidade e já está sendo aceito pelos médicos. “A participação do dentista ficou muito efetiva no últimos dez anos por causa da criatividade desses aparelhos intraorais”, explicou.

A apneia traz consigo problemas como fragmentação do sono, mudança de humor e sonolência diurna. Segundo a professora, um tratamento bem-sucedido tem consequências no bem-estar de um modo geral e influi até na fome do paciente, facilitando dietas e adesão a exercícios físicos. “O dentista passa a ser um coadjuvante no tratamento”, afirma.

Mais informações
I Imersão Interdisciplinar de Odontologia do Sono
imersaosono2018@gmail.com

 

Date of last modification: 17/05/2018, 14:44