News News

Back

UFPE mantém uso facultativo de máscara de proteção respiratória em espaços institucionais

O GT Covid-19, no entanto, recomenda o uso de máscara de proteção respiratória para servidores e estudantes com comorbidades

O Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em reunião realizada na manhã de ontem (30), deliberou sobre o uso de máscara de proteção respiratória e preservação da saúde. Com base nos recentes indicadores epidemiológicos, o grupo de trabalho recomenda o uso facultativo de máscara nos espaços institucionais, com exceção dos serviços de saúde e clínica-escola, que se mantêm com a obrigatoriedade do uso para todos os usuários.

O grupo, no entanto, recomenda o uso de máscara de proteção respiratória para servidores e estudantes com comorbidades. Orienta ainda sobre a importância da atualização do esquema vacinal da comunidade acadêmica contra a covid-19 como principal medida de proteção para as formas graves da doença. A medida será reavaliada após os festejos de carnaval que ocorrerão no estado, podendo a Universidade proceder com as medidas necessárias em caso de recrudescimento dos casos.

O GT Covid-19 informa também que os serviços de testagem e teleconsulta com profissionais de saúde continuam disponíveis na UFPE. A triagem é voltada para membros da comunidade interna que apresentem sintomas suspeitos de covid-19 ou tenham tido contato com pessoas acometidas pela infecção; enquanto que a Central de Telemonitoramento Clínico (CTC), coordenada pelo Núcleo de Telessaúde (Nutes), em parceria com o Hospital das Clínicas/Ebserh e a empresa TiSaúde, oferece atendimento gratuito em saúde para a população em geral via internet.

A UFPE também reitera, junto às autoridades municipais, a disponibilidade em contribuir com nova campanha de vacinação voltada a estudantes e servidores da instituição.

ENFRENTAMENTO À COVID-19 – Ao longo da pandemia, a UFPE vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao enfrentamento da covid-19 e à biossegurança da comunidade acadêmica, a exemplo da produção de álcool 70% e de protetores faciais, do fornecimento de máscaras de proteção respiratória, especialmente para atividades de assistência em saúde, testagem, sequenciamento genético do vírus e levantamento vacinal da comunidade universitária. As medidas incluem ainda a exigência de comprovante vacinal para acesso às estruturas da Universidade, o acompanhamento dos estudantes residentes nas casas universitárias e o teleatendimento em saúde para síndromes gripais, entre outras iniciativas.

Mais informações
diretrizesconvivencia@gmail.com

Date of last modification: 23/02/2023, 13:10