News News

Back

UFPE lamenta falecimento da educadora Armia Escobar Duarte

Madre Escobar foi uma das fundadoras do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Faleceu, na noite de quinta-feira (5), a professora Armia Escobar Duarte, uma das fundadoras e coordenadoras do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso funcionou, nos anos 70, nas instalações da Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste (Cecosne), em convênio com a UFPE, antes de ser transferido para o Campus Recife. Armia Escobar faleceu aos 103 anos. Seu sepultamento foi realizado na tarde de sexta (6), no Cemitério de Santo Amaro. A missa acontece na quarta-feira (11), às 17h, na Capela da Soledade, na casa das Irmãs Doroteias.

Armia, que ensinou na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), formou-se bacharel em Ciências da Educação pela Universidade Fordham e em Design pela Escola de Design de Rhode Island, nos Estados Unidos. Concluiu mestrado em Comunicação pela Escola de Televisão da Thomson Foundation, em Londres, onde participou da produção de vários programas infantis da BBC.

A professora destacou-se nas áreas das Artes, Educação e Comunicação, campos em que teve trabalho reconhecido por meio de premiações nacionais e internacionais, dentre elas, a medalha de mérito educacional Paulo Freire, concedida pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Também foi condecorada como educadora no Festival Internacional da Criança em Vancouver, Canadá.

Armia, que era ordenada freira pela Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, também foi assessora de dom Hélder Câmara, arcebispo de Recife e Olinda, e trabalhou vários anos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Izabel Concessa, colega de madre Escobar e docente do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE, explica que a educadora lutou por diversas causas sociais, atuando em comunidades carentes. “Ela criou a ONG Arricirco e trabalhou com crianças e jovens por meio do Circo Social. Foi grande incentivadora do teatro de animação no Brasil, mantendo por vários anos um dos mais prestigiados grupos de teatro de bonecos do país”, conta. Izabel escreveu um livro sobre a vida e atuação da professora. A obra, intitulada “Armia Escobar Duarte: uma vida para mudar o mundo”, vai ser lançada em breve pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Pernambuco e pela Editora UFPE.

Date of last modification: 09/01/2023, 14:18