News News

Back

UFPE e Crea-PE assinam acordo de cooperação técnica

Parceria objetiva desenvolver projetos conjuntamente visando à formação dos profissionais de Engenharia e Geociências

A UFPE e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) assinaram hoje (30) acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto BIM Pernambuco e outras atividades voltadas para a formação dos profissionais de Engenharia e Geociências. Na solenidade realizada no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade, o reitor Alfredo Gomes e o presidente do Crea, Adriano Lucena, destacaram a oportunidade de as duas instituições trabalharem de forma conjunta para o processo formativo dos profissionais.

Fotos: Luciana de Souza Leão

Acordo foi assinado em evento no Auditório João Alfredo

Building Information Modeling (BIM), em português, significa Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um novo conceito em projetos de Arquitetura e Engenharia que representa a expressão da inovação na indústria da construção civil. Já o projeto BIM Pernambuco tem o objetivo de disseminar entre profissionais o uso intensivo da plataforma BIM para o desenvolvimento de estudos, projetos, gerenciamento e execução de obras, de forma a possibilitar a melhoria da qualidade dos processos de produção e aumentar a sua produtividade no mercado local, regional e nacional.

No âmbito do acordo de cooperação está a realização do curso de Especialização BIM: Projeto e Fabricação Digital no Ambiente Construído, com 400 horas/aula, para capacitar 40 profissionais, visando à disseminação da cultura BIM. O professor Max Lira Veras Xavier de Andrade, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE, coordenador do projeto BIM na Universidade e do curso de especialização, destacou que a parceria estabelece relações mais próximas com o mercado. Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, enfatizou que a UFPE é a segunda universidade brasileira selecionada pelo Ministério da Economia para implementar uma Célula BIM.

Novo curso de especialização BIM está no âmbito da parceria

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que o Conselho deve ocupar o papel de formação do profissional do futuro. Como ex-aluno da UFPE, ele disse que a Engenharia deve ajudar a transformar a vida das pessoas e formar cidadãos conscientes. O vice-reitor Moacyr Araújo disse que a parceria será duradoura: “Estamos até um pouco atrasados, mas conseguimos avançar nesta cooperação, que será uma via de mão dupla”.

Ao final do evento, o reitor Alfredo Gomes mostrou-se satisfeito com a formalização da parceria e aproveitou para destacar que o prédio da antiga Escola de Engenharia, na Boa Vista, deverá ser um HUB de Engenharia a partir do próximo ano, e que gostaria de contar com a participação do Crea-PE nas ações a serem desenvolvidas, “visando o futuro da cidade”.

Participaram do evento também Roberto Muniz, coordenador adjunto do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea; Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão do conselho, a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, e a professora Cristina Griz, vice-coordenadora do curso de especialização BIM, e alunos já matriculados no curso.

Date of last modification: 30/11/2021, 16:18