News News

Back

UFPE divulga orientações para a comunidade universitária, considerando aviso meteorológico

Ofício se refere a realização de atividades acadêmicas e administrativas em dias de chuva, nos campi de Recife, Vitória e Caruaru

A UFPE divulgou hoje (21) orientações para a comunidade universitária, por meio do Ofício Circular nº 19/2023, em relação a realização de atividades acadêmicas e administrativas em dias de chuva, nos campi de Recife, Vitória e Caruaru da Universidade:

“Considerando a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte para esta terça-feira (21), conforme aviso meteorológico de estado de atenção em regiões de Pernambuco abrangendo os campi de Recife, Vitória e Caruaru da UFPE, procedemos as seguintes orientações:

1. Atividades dos/as servidores/as docentes

Na eventual impossibilidade de ministrar as aulas programadas para os cursos de graduação, recomendamos que não sejam realizadas atividades avaliativas, podendo ser adotadas as seguintes hipóteses de reposição de aulas, conforme Ofício nº 26/2022 DGA/Prograd:

    1. Realização de estudos dirigidos para disciplinas teóricas;
    2. Realização de aula prática nos sábados ou em dia e/ou turno diverso, com a anuência dos estudantes;
    3. Realização de atividades em algum dia dentre os previstos para prova final;
    4. Realização de atividades práticas supervisionadas para cursos que já regularizaram essa possibilidade conforme Resolução nº 03/2023, do Cepe; e
    5. Outras possibilidades a depender da natureza da atividade e perfil da turma.
       
Mais esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nos seus canais de comunicação institucionais.

2. Atividades dos/as servidores/as técnico-administrativos/as

Na eventual impossibilidade de comparecimento ao local de trabalho, orientamos que a chefia imediata seja comunicada e registrada ocorrência no SIGRH.

Ressaltamos a preservação dos serviços essenciais e acesso a espaços físicos da instituição conforme Resolução nº 04/2021, do Conselho de Administração, para identificação de problemas, danos, realização de vistorias e de pareceres.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), nos seus canais de comunicação institucionais.

3. Atividades dos/as discentes

Na eventual impossibilidade de comparecimento ao local de estudos, orientamos comunicação junto ao/à docente e à coordenação de curso responsável.

No caso dos estudantes vinculados/as ao Programa Institucional de Estágio e ao Programa de Iniciação à Formação Multiprofissional (ProMulti), orientamos que a chefia imediata seja comunicada, para que esta se abstenha de registrar a ausência dos/as estudantes, podendo ser realizadas atividades remotas ou reposição da carga horária, sem prejuízo à programação acadêmica dos/as estudantes.

Reiteramos que nenhum/a comunitário/a deve colocar-se em risco ou perigo em razão de deslocamento para suas atividades de trabalho ou estudo diante de aviso meteorológico de estado de atenção.”

Date of last modification: 21/03/2023, 14:25