News News

Back

Universidade comemora 76 anos com ato em defesa da democracia

No evento na Concha Acústica, o reitor Alfredo Gomes reforçou a importância da defesa da democracia e das instituições democráticas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) uniu a comemoração dos 76 anos de sua fundação, celebrados ontem (11), a um ato em defesa da democracia. A programação realizada, pela manhã, na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife, foi dedicada ao tema, com leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, escrita pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e que foi lida em diversas instituições de ensino superior brasileiras. Ato semelhante foi realizado no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE/Faculdade de Direito do Recife (FDR), que completou 195 anos de história também ontem (11).

Foto: Bernardo Sampaio

Leitura da carta foi feita pelo professor Igor de Almeida (CAC) e pela estudante de Teatro Júlia Vilela

No evento na Concha Acústica, o reitor Alfredo Gomes reforçou a importância da defesa da democracia e das instituições democráticas, entre as quais estão as universidades. “Nenhuma universidade consegue sobreviver, existir sem o ambiente democrático necessário para a produção do conhecimento”, afirmou. “A democracia é o vínculo essencial da existência da universidade em todo e qualquer território”, reforçou.

O vice-reitor Moacyr Araújo endossou a defesa da democracia. “Deixo aqui essa mensagem, uma mensagem de união, uma mensagem de destaque para a importância do momento”, salientou. O gestor ainda parabenizou a UFPE por seu aniversário, destacando que a instituição é regida por princípios democráticos e republicanos.

A leitura da carta foi feita pelo professor Igor de Almeida, que é chefe do Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC), e pela estudante de Teatro Júlia Vilela. O momento foi seguido por fortes aplausos do público.

O ato teve a participação do reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão, e do ex-reitor da UFPE e presidente da Academia Pernambucana de Ciências (APC), Anísio Brasileiro. Também participaram docentes, técnicos administrativos, estudantes, gestores e representantes da UNE-Pernambuco, do Sintufepe, da Adufepe, da Universidade de Pernambuco (UPE), da Frente Popular pela Soberania e Democracia, da Fecomércio, da Defensoria Pública da União e da Associação de Pós-Graduandos da UFPE.

O evento foi encerrado com apresentação cultural da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE. O grupo tem coordenação de Aida Maria Barroso e Leonardo Pellegrim; direção musical de Nilsinho Amarante; e produção de Adelson Lins e Jorge Neto.

FDR – Também na manhã de ontem (11), a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito” foi lida nas escadarias da Faculdade de Direito do Recife, localizada na área central da capital pernambucana. No mesmo ato, houve a leitura da “Carta aberta aos professores (as), servidores (as) e estudantes da Faculdade de Direito do Recife”. O evento reuniu a comunidade universitária e a sociedade civil.

NTVRU – As emissoras do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) também se integraram, ontem (11), às manifestações nacionais em defesa da democracia e fizeram a leitura pública da carta pela democracia.

A leitura nas Rádios Universitárias FM 99.9 MHz e Paulo Freire AM 820 KWz foi feita pelos alunos Willian Araujo (estudante de Jornalismo) e Anna Sabino (estudante de Publicidade e Propaganda) com transmissão em cadeia. Trabalhos técnicos de Marco Da Lata, na FM, e Catarina Apolonio, na Paulo Freire.

Confira aqui o álbum de fotos dessa cerimônia.

Date of last modification: 12/08/2022, 18:05