News News

Back

UAB UFPE publica edital para professor formador 2021.2

Inscrições para docentes vinculados e não vinculados à UFPE se iniciam no dia 13 deste mês até o dia 8 de janeiro de 2022, via formulário eletrônico

A Coordenação-Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE divulgou a abertura de processo seletivo simplificado para professor formador por meio do Edital nº 08/2021  para atuar nos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Letras-Espanhol, Letras-Português, Ciências Biológicas  e Matemática  na modalidade de Educação a Distância, implantado no âmbito do sistema UAB, para o período acadêmico 2021.2.

Considerando a oferta de novas turmas, a quantidade de vagas para professor formador é regida pelo quantitativo de alunos efetivamente matriculados nas disciplinas ofertadas em cada período e respeitando o número mínimo de alunos estabelecido por ato da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em cada período.

O candidato deverá atender os requisitos da Portaria nº. 102/2019 da Capes, segundo a qual “os processos seletivos deverão ser realizados com participação restrita aos docentes concursados do quadro da instituição, sendo excepcionalmente admitida a participação de professores externos nos casos de não preenchimento das vagas”; possuir formação mínima em nível de mestrado para a função de professor formador II; ter experiência mínima de três anos como docente no magistério superior para a função de professor formador I; além de atender ao perfil de formação de cada curso (Anexo I do Edital).

As inscrições se iniciam no dia 13 deste mês e vão até o dia 8 de janeiro de 2022, tanto para docentes vinculados quanto não vinculados à UFPE. Os aprovados vão atuar como bolsista da UAB na função de professor formador da UAB/UFPE, exercendo as atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica do sistema UAB.

Dúvidas e informações

Coordenação Ciências Contábeis: contabeis.ead@ufpe.br 
Coordenação Geografia: ead.geo.ufpe@ufpe.br 
Coordenação Letras – Língua Espanhola: eadespanhol.cac@ufpe.br 
Coordenação Letras – Língua Portuguesa: letrasportugues.ead@ufpe.br 
Coordenação Ciências Biológicas: eadcienciasbiologicas@ufpe.br 
Coordenação Matemática: ead.dmat@ufpe.br 

Date of last modification: 11/12/2021, 11:50