News News

Back

Terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Masculino de Bocha Paralímpica é da UFPE

O atleta Alexandre da Silva levou medalha de bronze na competição, que aconteceu de 25 a 31 de outubro, em Joinville (SC)

Foto: Divulgação

Alexandre faz parte da equipe de paratletas da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o 3° lugar no Campeonato Brasileiro Masculino de Bocha Paralímpica, na categoria BC2, com o atleta Alexandre da Silva e a equipe técnica formada pelo técnico Luiz Carlos (Luizinho), Maurílio Tenório e Poliana Cruz. A competição aconteceu de 25 a 31 de outubro em Joinville (SC) e teve a participação de 16 estados.

A trajetória de Alexandre começou no Programa de Iniciação ao Desporto Especial (Pronide), que realiza atividades esportivas e lúdicas que promovem o desenvolvimento psicomotor, a socialização, a inclusão e a integração de pessoas com deficiência e completou 25 anos em 2021. Com o bom desempenho, ele passou para a equipe de paratletas da Universidade. Agora, o aluno paratleta garantiu mais um ano do Programa Bolsa Atleta Estadual e Nacional.

“Vimos que ele tinha o perfil e potencial para a modalidade e o colocamos para treinar”, disse o técnico Luizinho, destacando que Alexandre representou a UFPE e o Brasil sendo convocado para a Copa América de Pares e Equipes de Bocha Paralímpica no Canadá em 2015.

“O atleta Alexandre da Silva é da classe BC2, mesma classe do atual medalhista paralímpico em Tóquio Maciel Santos que conquistou também a medalha de bronze”, explicou. Nessa categoria, nenhum auxiliar é permitido e um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado.

De acordo com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), o Campeonato Brasileiro Masculino é a primeira competição oficial de bocha paralímpica de abrangência nacional com separação de gênero do mundo. São 21 atletas na classe BC1, 25 na classe BC2, 18 atletas na classe BC3 e 21 atletas na BC4. Saiba mais sobre cada uma das classes no site da associação.

BOCHA – Segundo a Ande, a Bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo e está em mais de 50 países em todo o mundo. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente. Além de atletas com paralisia cerebral (PC), também podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado.

“São 13 bolas, sendo seis azuis, seis vermelhas e uma branca – todas são confeccionadas com fibra sintética e pesam cerca de 280g. O objetivo é aproximar o maior número de bolas coloridas da branca, que é conhecida como Jack. Para isso, é preciso habilidade e eficiência, além, é claro, das técnicas e táticas adequadas”, informa o site da associação.

Date of last modification: 04/11/2021, 18:00