News News

Back

Tentativa de genocídio dos Yanomami é um dos assuntos do Giro Nordeste hoje (14)

Na roda de conversa, invasão do território, carência de serviços de saúde e representatividade dos povos indígenas perpassam todo o programa exibido pela TVU (canal 11.1) às 20h

Para falar sobre as expectativas da população originária com a criação do Ministério dos Povos Indígenas, o programa Giro Nordeste, exibido pela TVU (canal 11.1) às sextas-feiras, no horário das 20h, entrevista o líder indígena e vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY) Dário Kopenawa. Responsável pelo projeto de educação intercultural bilíngue em comunidade ianomâmi, o professor vai conversar sobre garimpo ilegal, devastação da Floresta Amazônica e a importância da formação educacional entre as lideranças indígenas. O programa conta ainda com reapresentação às segundas-feiras, às 21h. E nesta edição, a jornalista da UFPE Stela Maris Saldanha é uma das colaboradoras da bancada virtual.

Filho mais velho de Davi Kopenawa, uma das mais respeitadas lideranças indígenas do mundo, Dário comemora a criação do Ministério dos Povos Indígenas, no atual governo, com a ministra e indígena Sônia Guajajara. “A gente conseguiu uma grande conquista: esse espaço político de decisões, de participação, representatividade na política pública”. Mas o vice-presidente da HAY pondera que “pra nós, povos indígenas é muito cedo ainda a gente avaliar”. Na conversa, o convidado elenca algumas necessidades que devem ser abarcadas pela política pública, como educação, moradia, saúde, cultura e proteção territorial.

Quando questionado se houve tentativa de genocídio do povo Yanomami, em função do crescimento do garimpo ilegal nos últimos anos e de casos graves, no início deste ano, de malária e desnutrição que fizeram mais de mil ianomâmis serem levados de urgência aos postos médicos de Roraima, Dario considera que sim. “As nossas crianças de um ano e cinco anos foram mortas. 570 crianças morreram por falta de assistência e falta de Governo Federal”. E desabafa: “Fomos abandonados”.

Ao final da entrevista, Kopenawa diz que “é importante sociedade não indígena ouvir o grito da Amazônia”. E sustenta que “a Amazônia está correndo risco. Os futuros, e eu sou futuro também, não tem mais futuro”. De acordo com o líder ianomâmi, ao todo são 305 povos indígenas brasileiros morando na Amazônia.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão da região nordestina.

Date of last modification: 14/04/2023, 14:31