News News

Back

Teatro Bordô faz temporada de “Tudo que é bonito é bordô” no Teatro Apolo

Espetáculo é inspirado na fase obscena da produção literária de Hilda Hilst

Da assessoria de comunicação do evento

O que aconteceria se a produção pornográfica da escritora Hilda Hilst (1930-2004) fosse amplamente mostrada e consumida por meio da TV ou da Internet? Essa é a pergunta que o espetáculo “Tudo que é bonito é bordô”, do Teatro Bordô, pretende responder de forma muito bem-humorada. A peça é inspirada justamente nos textos de Hilst, uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX, e entra em temporada a partir do dia 1º de junho, no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife). A montagem vai ocupar a casa de espetáculos aos sábados e domingos do mês de junho, às 19h, exceto no fim de semana do São João.

A produção se refere especificamente ao seu trabalho mais “consumível” - como a própria escritora se referia à sua produção como pornógrafa. A encenação é dividida em quadros – como se fizessem parte da programação da TV – nos quais quatro atores revezam-se na apresentação dos vários personagens presentes no imaginário de Hilst. Dessa forma, a peça cruza conteúdos biográficos, jogos de improviso e a cultura dos memes a fim de discutir sobre o comportamento sexual humano, incluindo tabus como a sexualidade na velhice e a violência sexual. Além disso, abrange temas como liberdade feminina e o papel das instituições sociais.

A peça tem direção de Analice Croccia e Ellis Regina, além de um elenco composto por Carlos Lima, Gaby Suamy, Mayk Moura e Ytalo Santana. Todos os integrantes do Teatro Bordô são alunos ou ex-alunos da UFPE e a montagem foi fruto da disciplina Montagem Pedagógica da Licenciatura em Teatro, orientado pelo professor Marcondes Lima.

“É um espetáculo para o riso da família tradicional brasileira”, brincam as diretoras. “Estamos felizes com a possibilidade de levar nosso trabalho para o Teatro Apolo, porque poderemos mostrar para a cidade o que anda sendo feito na universidade”, comenta Ellis. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) na bilheteria do teatro, aberta uma hora antes de cada sessão, e também podem ser adquiridos antecipadamente pela internet. A classificação indicativa é de 16 anos e o espetáculo tem aproximadamente 70 minutos de duração. Aos domingos, o espetáculo contará com acessibilidade em Libras.

TRAJETÓRIA – O espetáculo estreou em 2018 como resultado da Montagem Pedagógica da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco de 2017. O projeto foi um dos contemplados no Edital UFPE de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2017/2018, sob orientação do professor Marcondes Lima, do Departamento de Teatro da UFPE. Em 2018, Bordô cumpriu temporada no Teatro Joaquim Cardozo, participou da Semana de Cênicas (UFPE), do Festival Transborda (Sesc-PE) e da Mostra Theatrón. No fim do ano, participou do Festival de Teatro Estudantil de Limoeiro (Festel), no qual foi premiado como melhor espetáculo, direção, iluminação, figurino, cenário e atores. Em 2019, integrou a participação da Semana de Calouros da UFPE.

Mais informações
Teatro Bordô
(81) 3355.3321
teatrobordo@gmail.com

 

 

Date of last modification: 28/05/2019, 17:32