News News

Back

Sessão de outorga da Condecoração Paulo Freire é realizada amanhã (16) na UFPE

Cinco instituições e três pessoas físicas serão homenageados

A sessão solene de outorga da Condecoração Paulo Freire será realizada, amanhã (16), às 15h, na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da UFPE, com a presença do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo. A homenagem será prestada a cinco instituições e três pessoas físicas. Os nomes foram recomendados por uma comissão de avaliação em resposta a uma chamada pública, e todos foram aprovados pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As instituições contempladas são o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), o Centro de Criação Galpão das Artes, o Centro de Formação Paulo Freire (CFPF) do Movimento Sem Terra (MST/Fazenda Normandia), o Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (Cesam) e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). As pessoas físicas são o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho; e a professora do Centro de Educação (CE) da UFPE Maria Eliete Santiago.

As candidaturas à Condecoração Paulo Freire foram recomendadas por uma comissão de avaliação que integra as comemorações do centenário do nascimento do educador recifense na UFPE. A comissão protocolou, no total, 12 candidaturas em resposta à chamada pública divulgada em 31 de agosto.

A seleção considerou critérios como contribuição ao desenvolvimento para as áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia, além de atividades inspiradas em Paulo Freire ou que se aproximam de princípios e valores originários do pensamento freireano. A escolha das propostas também levou em conta a distribuição geográfica dentro do Estado, de forma a contemplar candidaturas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. O Consuni aprovou a concessão da condecoração aos escolhidos no dia 23 de novembro.

Date of last modification: 15/12/2021, 17:55