News News

Back

Seminário sobre precarização do trabalho e adoecimento mental acontece nestas quinta e sexta-feiras na Fundaj

Evento gratuito conta com a participação do pesquisador Ricardo Antunes (Unicamp) e terá mesa-redonda com professores da UFPE e lançamento de livro

O “I Seminário Mundos do Trabalho: da precarização laboral ao adoecimento mental” recebe inscrições para interessados em participar do evento, que será realizado nestas quinta (5) e sexta (6) no Campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizado no bairro do Derby, no Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma on-line. O evento é realizado pelo Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Fundaj e pelos grupos de trabalho Labor, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Gesto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O objetivo do evento é promover o debate sobre as transformações e desafios atuais do mundo do trabalho. O seminário vai reunir grupos de pesquisas, instituições, entidades representativas, pesquisadores, trabalhadores e interessados no tema em Pernambuco. A programação conta com mesas-redondas e lançamento de livro relacionado ao tema. O seminário terá participação de Ricardo Antunes, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com reconhecida pesquisa e produção na área.

No primeiro dia (5), as atividades acontecerão à tarde e à noite. O evento começa com a mesa de abertura “Subordinação, Uberização e Desantropomorfização do Trabalho”, que acontece das 14h às 17h, na Sala Aloísio Magalhães. Em seguida, das 17h30 às 19h, acontecerá, na sala de leitura Nilo Pereira, o lançamento doa obra “Subordinação (mal) Camuflada: a dominação capitalista no trabalho em plataformas digitais”, de autoria da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Vanessa Patriota da Fonseca.

A programação da sexta (6) acontece pela manhã e à tarde na Sala Aloísio Magalhães. O segundo dia do evento começa com a mesa “O trabalho dos bancários: repercussões na saúde mental”, que acontece entre 9h e 12h. A terceira e última mesa “Além do Sofrimento: o Lugar do Humano no Mundo do Trabalho” ocorre das 14h às 17h, com a participação dos professores da UFPE Kaliani Rocha, Gabriel Peters e Sidartha Sória (Gesto), do Departamento de Sociologia da Universidade. A programação completa com a lista de todos os participantes está disponível no site das inscrições

Date of last modification: 03/09/2024, 15:51