News News

Back

Seminário enfoca “Educação étnico racial: Experiências Femininas e Feministas em Diálogo”

Evento acontece de 24 a 27 de novembro com o objetivo de discutir a situação de vida das mulheres negras e indígenas

“Educação étnico racial: Experiências Femininas e Feministas em Diálogo” é o tema do IV Seminário Internacional de Educação em Africanidades e Afrodescendências, evento realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da Universidade Federal de Pernambuco UFPE). O seminário acontece de 24 a 27 de novembro, com o objetivo de discutir a situação de vida das mulheres negras e indígenas. As inscrições já estão abertas. 

“Quando dizemos ‘femininas’, estamos nos referindo às questões de gênero e sexualidade; quando dizemos ‘feministas’, nos referimos ao posicionamento político contra a opressão da mulher”, explica a professora Auxiliadora Martins, líder do Gepar.

No primeiro dia (24), às 19h, o evento trará o diálogo “Mulheres negras e indígenas no mundo do trabalho”, debatendo questões como inserção, preconceitos que geram poucos cargos de liderança e baixa credibilidade em sua capacidade profissional. No segundo dia (25), às 19h, o tema é “Mulheres negras e indígenas no mundo da educação”, abordando as mulheres educadoras negras e indígenas, atuando em universidades e na Educação Básica, para discutir os desafios que enfrentam.

No terceiro dia (26), às 19h, “Mulheres negras e indígenas no mundo LGBTQIA+” discute as reverberações em suas vidas. Por fim, no quarto dia (27), haverá uma mostra científica e uma mostra fotográfica. As submissões do trabalho devem ser enviadas para o e-mail silinhaead@gmail.com.

EQUIPE - A comissão organizadora é composta por Auxiliadora Maria Martins da Silva, Flávio Valdez Martins da Silva, Clara Flauxi Martins da Silva, Luara Seridó, Rodrigo Amaral, Bruno Gomes, Driely Eloi, Fabiana Caetano, Camilla Vitor Casado e Vitória Dias. A comissão científica conta com Auxiliadora Martins, Sandra Montenegro, Daniel Vater, Éverson Melquiades, Valdenice Raimundo e Elizângela Pankaru.

Date of last modification: 27/10/2021, 15:40