News News

Back

RobôCIn conquista melhor resultado da equipe na Competição Latino-Americana de Robótica 2021 e vence em três modalidades

Desafio fez parte da Competição Brasileira de Robótica, também conhecida como Robocup Open

O RobôCIn, grupo de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, participou da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) 2021 e obteve o melhor desempenho das equipes em todas as edições do desafio. Durante a competição, o grupo disputou a final em quatro categorias de futebol de robôs e foi o grande campeão latino-americano em três modalidades: Simulação 2D, Very Small Size 3×3 (VSS) e Small Size League (SSL). O desafio fez parte da Competição Brasileira de Robótica, também conhecida como Robocup Open, e contou com a participação de mais de 50 equipes nacionais e internacionais.

Além das disputas, que ocorreram on-line de 11 a 15 deste mês, a equipe do CIn também conquistou o segundo melhor Best Paper com artigo apresentado durante o Simpósio Latino-Americano de Robótica (LARS). O trabalho, intitulado “Mechanical and Dynamic Analysis for Design and Development of a RoboCup SSL Dribbling Mechanism”, com autoria de Victor Araújo, Edgleyson Silva, João Monteiro, Rebecca Sousa, Cecília Silva, Pedro Santana e Edna Barros, será publicado no Journal of Intelligent and Robotic Systems (JINT) – Qualis A2.

A professora do CIn Edna Barros foi a responsável pelas equipes. Além dela, os professores Hansenclever Bassani, Pedro Braga, Paulo Salgado e Tsang Ing Ren ajudaram na preparação dos times. “Os nossos bons resultados chegaram no dia dos professores, e dedicamos todos eles aos professores que orientam os times. Eles sempre buscam o melhor da equipe, apoiam cada decisão a ser tomada e vão até o final para nós aprendermos e evoluirmos”, ressalta a professora do CIn.

Esta é a segunda vez que o campeonato acontece de maneira 100% remota, fazendo com que os times tivessem que adaptar sua rotina de atividades para o novo formato. “O resultado mostra a evolução e dedicação que os membros da equipe vão tendo ao longo dos anos e que, mesmo longe dos laboratórios, mesmo sem podermos nos ver presencialmente, a gente consegue aprender e evoluir juntos. A conquista não destaca somente a excelência em robótica, mas também que os alunos conseguem se superar e ir além numa área multidisciplinar, com várias dificuldades e desafios para se resolver”, ressalta Lucas Cavalcanti, mestrando do CIn e gerente de Projeto do grupo.

O objetivo da LARC é reunir pesquisadores e profissionais acadêmicos e industriais para discutir o estado da arte, pesquisas e desenvolvimentos em robótica de controle avançado e suas aplicações para compartilhar e incentivar o desenvolvimento de tecnologia na região da América Latina. Na edição do ano passado, a equipe do CIn também competiu em quatro categorias e foi a grande campeã da modalidade SSL.

GRUPO - Criado por um grupo de alunos do CIn-UFPE em 2015, o RobôCIn tem o objetivo de ampliar o conhecimento em soluções práticas e inteligentes e também competir na área de robótica. Em poucos anos, a equipe se tornou destaque a partir do comprometimento dos estudantes. Os alunos participaram de competições nacionais, como a Iron Cup 2018 e 2019, obtendo o terceiro lugar na categoria Very Small Size, e latino-americanas, como a Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) dos anos de 2016, 2017 e 2018, ficando em terceiro lugar na categoria Very Small Size nesta última edição. Na edição de 2019 da Robocup, a equipe do CIn foi a melhor equipe brasileira na categoria 2D Simulation ocupando o 9º lugar mundial.

Date of last modification: 20/10/2021, 20:16