News News

Back

Reunião dá início a projeto-piloto da Residência Interprofissional no HC

HC foi o primeiro hospital da Rede Ebserh a aceitar o desafio desse projeto proposto pela Ebserh

O Hospital das Clínicas da UFPE realizou hoje (1º) a primeira reunião referente ao projeto-piloto que busca integrar os residentes e preceptores multiprofissionais na Clínica Médica. O encontro com o tema “Desafios da Comunicação Interprofissional” focou no desenvolvimento das assistências interdisciplinares humanizadas, estimulando não só a relação médico-paciente, mas também a comunicação assertiva entre os profissionais da equipe de assistência.

“Estamos começando hoje um momento histórico que é o pontapé inicial para a participação dos residentes da residência multiprofissional na clínica médica, buscando abrir essa convivência e comunicação entre os vários atores da equipe”, explica a supervisora da Área Assistencial de Clínica Médica do HC, Norma Arteiro. “Para isso, organizamos esse encontro com destaque em uma atividade, em que avaliamos um caso clínico hipotético, analisando qual seriam a participação e a contribuição de cada categoria para que as falhas não tivessem ocorrido”, completa.

O residente em Farmácia Andreson Félix contou a sua percepção sobre a reunião e sua expectativa com o projeto. “Acredito que esse projeto-piloto tende a crescer bastante com o incentivo à dinâmica entre os profissionais. O acolhimento de hoje trouxe exatamente isso e serviu para que a gente se sinta incluso nesse cenário interprofissional de forma que valorize a atenção aos nossos pacientes”, ressalta.

O HC foi o primeiro hospital da Rede Ebserh a aceitar o desafio desse projeto proposto pela Ebserh e, a partir dos resultados obtidos, haverá a expansão para as outras unidades. O projeto está sendo estruturado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), por meio do Setor de Gestão do Ensino, pela Unidade de Gestão de Pós-Graduação e pelos coordenadores e supervisores das Residências do HC.

A interprofissionalidade em saúde pode ser caracterizada como a colaboração entre as diversas profissões que compõem o serviço, em busca de um objetivo em comum: uma atenção mais integral à saúde por meio de relações de cooperação, coordenação, colaboração e responsabilidade compartilhada entre todos com a integração de saberes e de práticas.

Date of last modification: 01/04/2022, 14:54