News News

Back

Residência em Robótica e Inteligência Artificial do CIn participará de teste de integridade das urnas eletrônicas no dia das eleições

Em parceria com a Softex e o TRE-PE, a auditoria acontecerá na Esmape

No dia das eleições, 2 de outubro, a Residência em Robótica e Inteligência Artificial do Centro de Informática da UFPE, em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), realizarão o teste de integridade das urnas eletrônicas das Eleições de 2022. O objetivo do teste, realizado pela Justiça Eleitoral em todo o país por meio de amostragem, é demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas. A auditoria acontecerá na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), no complexo Joana Bezerra.

Foto: Divulgação

Professores e alunos da residência atuarão no teste no dia 2

Essa parceria trouxe, como projeto principal da primeira turma da residência, o objetivo de desenvolver um kit robótico inteligente capaz de automatizar o processo de auditoria das urnas eletrônicas. O kit consiste em um braço robótico equipado com uma câmera que, através de visão computacional e inteligência artificial, consegue reconhecer as cédulas de votação e realizar a digitação dos votos na urna eletrônica. Dessa forma, o sistema robótico é capaz de auditar urnas de forma segura e confiável, além de reduzir a quantidade de trabalho humano no processo.

Com uma história de mais de 20 anos de sucesso em programas de residência de Software, tendo sido premiado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e hoje servindo de modelo para todo o Brasil, a Residência em Robótica e Inteligência Artificial está apenas na sua primeira turma, de muitas que virão pela frente, mas já conta com equipe técnica e de pesquisa de nível internacional.

“A automação robótica inteligente das urnas eletrônicas é resultado da formação dada e do esforço de 19 residentes altamente qualificados, que estarão disponíveis ao mercado nacional e internacional a partir de outubro; apesar da maioria já estar com emprego garantido após a residência”, comenta o professor do CIn e coordenador do projeto, Alexandre Mota. “Tal qualificação é fruto direto do direcionamento do Centro de Informática da UFPE em formar profissionais tanto em teoria quanto na prática, no que há de mais avançado no mundo. E a solução robótica confere diminuição de custos, melhoria de qualidade e confiabilidade dos resultados ao teste de integridade das urnas”, completa.

Durante o dia de votação, 27 das urnas que passarão pelo teste de integridade serão retiradas de seus locais de votação e levadas para o ambiente controlado na sede da Escola Superior da Magistratura de (Esmape), previamente preparado para a realização da verificação. Todo o processo é público e pode ser acompanhado por instituições públicas e privadas, presencialmente ou por meio de transmissão on-line, no canal do YouTube do TRE de Pernambuco.

RESIDÊNCIA – Com tradição em programas de residência para empresas há duas décadas, sendo referência nacional e premiado pelo MCTI, o Centro de Informática lançou em outubro de 2021 a primeira turma da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software através de convênio com a Softex e posterior acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A proposta do curso é formar especialistas, uma Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), em Robótica e Inteligência Artificial e desenvolver um kit robótico inteligente capaz de interagir com as urnas eletrônicas do TRE-PE. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

Date of last modification: 27/09/2022, 16:21