News News

Back

Reitor da UFPR é eleito novo presidente da Andifes

Já o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, assumiu a suplência da Vice-Presidência

Da Superintendência de Comunicação Social da UFPR

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para o mandato 2022-2023, na manhã de hoje (29), durante a CLXXXVIII Reunião Ordinária do Conselho Pleno, em Brasília.  Ele assume a presidência em substituição ao reitor Marcus Vinicius David, da Universidade Federal de Juiz de Fora. É a segunda vez na história que um reitor da UFPR é eleito presidente da entidade. O primeiro foi o reitor Carlos Antunes, gestão Andifes 2000-2001.

Foto: Andifes

Alfredo Gomes (à esq.) e os demais integrantes da diretoria da Andifes

A eleição foi disputada por chapa única, que foi eleita por unanimidade de votos. Além do reitor Ricardo Marcelo Fonseca (presidente), também foram eleitos os reitores Dárcio Roberto Matheus, da Universidade Federal do ABC (1° vice-presidente); Alfredo Macedo Gomes, da Universidade Federal do Pernambuco (suplente); Marcele Regina Nogueira Pereira, da Universidade Federal de Rondônia (2° vice-presidente); e Evandro Aparecido Soares da Silva, da Universidade Federal do Mato Grosso (suplente).

“Esta será uma diretoria de uma eventual transição governamental, onde a Andifes e o conjunto das universidades vão ter que se inserir de maneira incisiva nos debates sobre a educação superior, mas também sobre os rumos do país”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

ANDIFES – A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnicos administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

Atualmente, a Andifes é composta por dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e 69 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal.

Date of last modification: 29/07/2022, 17:04