News News

Back

Recital sobre Mário de Andrade acontece amanhã (13) durante o JGE

A direção-geral é do músico e professor Carlos Sandroni, do Departamento de Música da UFPE, e a organização de estudantes da Pós-Graduação em Música da Universidade

Amanhã (13), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, durante o Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE), acontece o espetáculo “Mário de Andrade – Lira Nordestina”, com direção-geral do músico e professor Carlos Sandroni, do Departamento de Música da UFPE, que leva aos palcos o lado musical não tão conhecido do autor modernista da primeira fase daquele movimento. O recital também conta com direção musical de maestro Spok – que toca saxofone no espetáculo – e artística do pesquisador e músico Lucas Oliveira, além da organização de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade.

O recital é uma verdadeira aula-espetáculo para quem aprecia boa música, pois ademais dos poemas de Mário de Andrade (1893-1945), difundidos e famosos até hoje, ele também escreveu partituras e realizou pesquisas de canções populares e folclóricas brasileiras, que serão apresentados no evento. Também serão explorados textos de músico como Heitor Villa-Lobos, nome importante da Semana de Arte Moderna de 1922, responsável por reflexões fundamentais sobre a música brasileira.

Segundo o professor Carlos Sandroni, a obra musical de Mário de Andrade é parte importante do legado que ele nos deixou, pois o escritor foi também músico, professor de piano e musicólogo. “ Além de ter sido professor de música, Mário de Andrade escreveu inúmeros livros que falam sobre o assunto, inclusive contendo partituras. Para ele, a música era um instrumento importante para se chegar à alma de um povo. Isso faz da sua obra musical um componente fundamental do seu legado”, explica Carlos Sandroni. 

A ideia de fazer o espetáculo veio de um grupo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Música, após participar de uma disciplina sobre a música na obra de Mário de Andrade, ministrada pelo professor Carlos Sandroni, que, então, decidiu criar um espetáculo musical com obras relacionadas às pesquisas daquele escritor, junto com algumas poesias modernistas.

Os ingressos estão à venda pelo site Guichê Web e no Teatro de Santa Isabel por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).

FESTIVAL - O Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco – Janeiro de Grandes Espetáculos é realizado desde 1995. Visa estimular a arte e a cultura pois ambas são bases essenciais na experiência humana e instâncias importantes da economia do país. Trata-se de ofertar à sociedade uma programação multicultural valorizando os artistas, encenadores, técnicos e produtores de arte. 

O acolhimento, a tradição e o ambiente democrático mantêm-se como marca nesta nova edição, resultado da determinação, dedicação e amor à arte de toda a cadeia produtiva da cultura. A programação artística foi selecionada por uma banca exclusiva para este fim, com a gerência de programação assinada por Paulo de Castro e Paulo de Pontes, apostando em uma vasta e diversificada grade de espetáculos de teatro, dança, circo e música.

Mais informações
Professor Carlos Sandroni

carlos.sandroni@ufpe.br

Date of last modification: 12/01/2023, 15:57