News News

Back

Propesqi divulga chamada pública MCTI/Finep para Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços Compartilhados

UFPE apoiará uma proposta direcionada ao Polo Tec Recife e abre concorrência para uma segunda proposta dos campi no interior

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE recebe propostas para Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/CT-Verde Amarelo – Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços Compartilhados – 01/2022, cujo objetivo é “selecionar propostas para concessão de recursos financeiros não reembolsáveis destinados a Laboratórios Abertos de Prototipagem como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e ICTs, bem como promover o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento.

Objetiva-se alcançar e reforçar a estruturação e a consolidação dos Sistemas Estaduais de Inovação em consonância com as estratégias do Sistema Nacional de Inovação. Além disso, possibilitar criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo no ambiente acadêmico, propiciando os meios físicos para o desenvolvimento de projetos inovadores. Os laboratórios de prototipagem deverão também estar abertos para o uso por micro e pequenas empresas inovadoras, seguindo regras de utilização a serem estabelecidas pelas ICTs”. A chamada está disponível na página de editais da Propesqi

DUAS PROPOSTAS – Cada executora poderá participar de até duas propostas que deverão ser encaminhadas em formulário próprio (FAP). Neste sentido, a Propesqi-UFPE apoiará uma proposta direcionada ao Polo Tec Recife e abre concorrência para uma segunda proposta dos Campi no interior (Vitória de Santo Antão e Caruaru).  

Serão avaliadas solicitações (CAV e/ou CAA) para concessão de apoio financeiro à implantação, em espaços já existentes, através da adaptação, ou modernização de laboratórios de prototipagem, seja através de aquisição de equipamentos ou pequenas adaptações de instalação estritamente ligadas a estes equipamentos. 

As atividades podem envolver os seguintes aspectos: implantação ou adaptação, em espaços já existentes, de novos laboratórios em ICTs que não possuam esse tipo de instalação, por meio de compra de equipamentos, insumos, obras, contratação de pessoas ou outras ações atreladas às rubricas passíveis de apoio; e modernização ou ampliação dos laboratórios de prototipagem existentes tanto via adaptações de espaço físico como a instalação de equipamentos e adequação de espaços de trabalho compartilhado.

Os projetos podem ter valor mínimo de R$ 500 mil e máximo de R$ 2 milhões. O proponente/executor e os intervenientes devem apresentar uma contrapartida financeira de, pelo menos, 25% do valor solicitado à Finep. O valor de contrapartida previsto no item 3.3 acima não se confunde com a contrapartida legal prevista na LDO 2022. Caso a proposta seja apresentada por convenente privada ou federal, a contrapartida financeira exigida pelo edital (25% do valor solicitado à Finep) poderá ser apresentada por qualquer dos partícipes da proposta. 

Interessados devem encaminhar propostas via e-mail para a Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesqi: dpq.propesqi@ufpe.br, em modelo FAP (word). Whatsapp institucional: (81) 2126.7050.

Calendário DPQ/Propesqi

Até 20/05/2022

Recebimento das propostas.

Até 27/05/2022

Avaliação

Até 01/06/2022

Divulgação da seleção interna

Até 10/06/2022

Ajustes e envio à Finep.

Date of last modification: 04/05/2022, 16:54