News News

Back

Propesqi divulga chamada CNPq para propostas de novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

O conselho recebe propostas de novos INCTs até o dia 9 de setembro

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE divulga a Chamada nº 58/2022 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O conselho recebe propostas de novos INCTs até o dia 9 de setembro. Os projetos aprovados vão ser financiados com recursos no valor global de R$ 300 milhões, destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas. A chamada destina uma parcela mínima de 30% dos recursos para propostas cuja instituição de execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Os INCTs englobam projetos de pesquisa de temáticas complexas com foco em áreas estratégicas para o País e em pesquisas na fronteira do conhecimento. São formados a partir de uma instituição sede e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas. A sede é caracterizada pela excelência de sua produção científica ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes.

O Programa INCT foi criado em 2008, fruto de uma parceria exitosa entre o CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De acordo com o CNPq, os Institutos atualmente em vigência contam com mais de 12 mil pesquisadores, cerca de 600 laboratórios de excelência e estão presentes em todas as unidades da federação.

Date of last modification: 10/08/2022, 16:27