News News

Back

Propad promove defesa de tese de doutorado sobre governança corporativa das pequenas e médias empresas de confecção do Agreste

Raquel Souza Ramos teve a orientação da professora Joséte Florencio dos Santos, da UFPE

O Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE promove defesa de tese de doutorado da aluna Raquel Souza Ramos, na quarta-feira (31), às 14h. O projeto tem como título “A Influência da Governança Corporativa na Estrutura de Capital das Pequenas e das Médias Empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste de Pernambuco” e teve a orientação da professora Joséte Florencio dos Santos, da UFPE.

Além dos orientadores, a banca será composta pelos professores Joséte Florencio dos Santos, UFPE; Carla Pasa Gómez, UFPE; Kliver Lamarthine Alves Confessor , UFCG; Moisés Araújo Almeida, UFPB; e Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, UFPE-PPGIC.

A apresentação acontecerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem entrar em contato com a aluna. É recomendado que se entre na sala virtual com o microfone e câmera desligados.

Resumo

Esta tese teve como objetivo identificar se os mecanismos de governança adotados pelas pequenas e pelas médias empresas, que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções do Agreste de Pernambuco, influenciam na sua estrutura de capital pela ótica da teoria da Pecking Order. Para tanto, a hipótese levantada no estudo foi que a diminuição da assimetria informacional existente entre os gestores das pequenas empresas e os seus credores, por meio da adoção dos mecanismos de governança, facilitaria na captação de recursos externos, especialmente o bancário. Para alcançar essa resposta, primeiramente, foi mapeado junto aos gerentes de bancos de contas de Pessoa Jurídica se a governança seria relevante. Os resultados demonstraram que os gestores bancários concordaram com a importância da governança como meio facilitador no processo de pleitear o crédito.

Date of last modification: 26/08/2022, 16:55