News News

Back

Projetos e programa de extensão do HC são aprovados no Edital Pibexc 2021

Atividades têm prazo de execução de até 12 meses

Quatro projetos que fazem parte do programa Agreg-HC e um programa de extensão, todos promovidos pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital das Clínicas da UFPE, foram aceitos no Edital Pibexc 2021 para a concessão de bolsas de extensão e/ou apoio financeiro, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE no mês de julho. A GEP obteve êxito de 100% de aprovação com os projetos HumanizaREM, ConectaLigas, Além-muros, H-Cessível e o programa S2Health, que foram contemplados com recursos financeiros no valor de R$ 5.000, para cada um, com período de vigência de até 12 meses. Tendo o HumanizaREM alcançado a classificação de 1° lugar na categoria “Somente Recursos”, com a maior nota.

“As aprovações dos projetos beneficiam o hospital no que se refere à conquista de recursos para o desenvolvimento de ações de humanização, acessibilidade, inclusão, educação em saúde e cidadania dentro e fora do hospital. As aprovações também destacam a importância do envolvimento dos estudantes e de instituições parceiras com o objetivo de promover o diálogo, a interdisciplinaridade e a interação entre a sociedade e o hospital universitário”, afirmou a chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão do HC, Roberta Baudel.

O programa Agreg-HC: Integrar para Cuidar tem o escopo de fortalecer a atuação do HC como proponente de ações que contribuam para o protagonismo estudantil na realização de atividades de extensão voltadas à saúde. “O HC sempre foi palco de projetos e programas de extensão, mas esta é a primeira vez que a GEP os submete ao Pibexc. Na edição deste ano, inovamos ao submeter quatro projetos e o programa de extensão, sendo todos eles aprovados”, completou Baudel.

Além da aprovação no Pibexc, o Programa Agreg-HC foi selecionado no Edital do Bureau de Design da Proexc que idealizou as identidades do programa e dos quatro projetos.

Projetos e o programa

HumanizaREM - Tem o objetivo de incentivar a retomada de atividades extensionistas de humanização anteriormente presentes e presenciais no HC, buscando ajustes e adequações que obedeçam aos critérios estabelecidos em período de pandemia para que não deixem de atuar, oferecendo-se, para isso, meios para a execução de forma remota ou híbrida.

ConectaLigas: uma formação cidadã nos espaços de prática - O objetivo é proporcionar, junto às Ligas Acadêmicas com práticas no HC, atividades sociais em prol da comunidade do entorno da UFPE, acompanhando problemáticas da população e debatendo acerca dessas situações, com proposições de projetos, eventos abertos, seminários e pesquisas nas áreas em foco, compartilhando saberes e executando ações de promoção de saúde nos locais de prática, ampliando o ensino além do teórico e considerando aspectos sócio político-econômicos e culturais.

Além-muros - O objetivo geral é promover, com o apoio do HC, a corresponsabilidade e cogestão pela melhoria da qualidade de vida da população e da formação curricular do discente, por meio de chamadas em editais da GEP para a realização de projetos, cursos, eventos na comunidade do entorno como forma de incentivar a participação protagonista dessa comunidade e dos discentes envolvidos.

H-Cessível: incentivando o atendimento inclusivo em saúde - Tem como objetivo criar estratégias (com proposições de projetos, eventos, cursos, ações e pesquisas) que possam fomentar políticas de acessibilidade e inclusão, a fim de garantir o princípio da equidade e proporcionar melhoria da interação do profissional da saúde e demais colaboradores do hospital junto a todos os seus pacientes oriundos do SUS.

Programa Simulação para Saúde: S2HEALTH - Tem como objetivo geral ampliar a oferta de treinamento de competências para a prática do profissional em saúde, por meio da aplicação da Simulação Clínica nos mais diversos cenários, em ambientes seguros e fortalecer a difusão dessa estratégia inovadora de ensino na instituição e para a sociedade.

Date of last modification: 06/10/2021, 15:06