News News

Back

Projeto Vamos promove masterclass on-line sobre desafios da sustentabilidade com Oskar Metsavaht

Evento será realizado no dia 14 de dezembro, às 11h, no YouTube do Polo Tec da UFPE

O Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development (Vamos), projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da Comunidade Europeia, promove, no dia 14 de dezembro, às 11h, uma masterclass on-line ministrada por Oskar Metsavaht. O evento abordará o tema “Entre o futuro e o presente: [re]pensando os desafios para um Brasil sustentável” e será gratuito. A masterclass será organizada pela UFPE, em parceria com as universidades brasileiras integrantes do consórcio Vamos: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A masterclass será transmitida através do canal do Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE no YouTube. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Oskar Metsavaht é um artista, ambientalista, ativista e criador multidisciplinar que transita entre diversas áreas e defende e aplica práticas socioambientais desde os tempos em que essas causas e valores ainda não estavam em voga. Ele é presidente do Instituto-E (hub que aplica conceitos e práticas de Sustainable Design Thinking para promover um desenvolvimento humano mais sustentável por meio de projetos socioambientais) e fundador e diretor criativo da Osklen, marca que preconiza a moda consciente, comprometida com a filosofia Asap - as sustainable as possible, as soon as possible - , que traz a urgência de agir da maneira mais sustentável possível no nosso dia a dia e um chamado para a adoção de práticas socioambientais sustentáveis.

O palestrante é ainda presidente do OM.group (Moda + Viagem, Alimentos do Futuro, Energia Renovável, Design e Arte), diretor criativo do studio OM.art, membro dos Conselhos Consultivos do Instituto Inhotim e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM)  e embaixador da Boa Vontade da Unesco para a Sustentabilidade e para a Década dos Oceanos.

PROJETO VAMOS - O projeto tem como objetivo desenvolver metodologias inovadoras de Virtual Exchange (VE - mobilidade virtual) focadas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável que possam contribuir na criação de soluções relacionadas aos problemas persistentes que afetam a vida e o cotidiano das pessoas.

O projeto é coordenado pela Universidade de Uppsala (Suécia), em colaboração com a Universidade de Pádua (Itália), UNI Collaboration (Espanha), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras), Universidade Tecnológica de Honduras e a Universidade Nacional da Floresta (Honduras). Na UFPE, o Projeto Vamos é coordenado pelo professor Roberto Guerra (Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - Propesqi e DCA/CCSA) e conta com os seguintes professores como membros da equipe: Carla Pasa (CCSA), Cristiane Costa (CAA), Thyago Queiroz (CAV) e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), por meio de seu diretor, Madson Diniz.

Mais informações
secretariadine.propesqi@ufpe.br

Date of last modification: 28/11/2022, 08:00