News News

Back

Projeto UFPE no Meu Quintal abre inscrições para oficinas em Sertânia

As atividades serão promovidas em parceria com a prefeitura do município

O projeto de extensão UFPE no Meu Quintal está com inscrições abertas para as oficinas que serão oferecidas gratuitamente em sua 8ª edição, de 22 a 29 deste mês, em Sertânia, no Sertão pernambucano. O público-alvo são jovens e adolescentes, professores dos Ensinos Fundamental e Médio, agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias, funcionários públicos e a população em geral. Os interessados devem se inscrever, até o próximo dia 21, por meio do formulário eletrônico. A abertura oficial da Operação Sertânia ocorre no dia 22, na Praça de Eventos Olavo Siqueira. As atividades serão promovidas em parceria com a prefeitura do município.
 
Serão realizadas, ao todo, 65 oficinas e intervenções gratuitas nos seguintes eixos: Meio Ambiente; Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano; Saúde; Educação; Cultura; e Justiça e Cidadania. Entre os temas que serão trabalhados estão “Capacitação para pais e educadores de crianças autistas”, “Introdução à Língua Brasileira de Sinais – Libras” e “Produção de conteúdo digital através do celular: aprendendo na prática”, entre outros.
 
As oficinas serão realizadas por 85 monitores, já selecionados, de cursos diversos da UFPE. Elas ocorrerão na sede do município, nas escolas Presidente Vargas e Etelvino Lins de Albuquerque e no Núcleo de Extensão das Regiões do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip), antigo prédio da Justiça do Trabalho. Nesses locais, as atividades serão realizadas pela manhã, à tarde e à noite. Haverá ainda ações nos distritos de Rio da Barra (Escola Municipal Coronel Ernani Gomes) e Cruzeiro do Nordeste (Escola Municipal José Sérgio Veras), pela manhã e à tarde.
 
O UFPE no Meu Quintal é um projeto de extensão universitária coordenado pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine). Tem como premissa fazer com que estudantes dos três campi da UFPE levem cursos, capacitações, workshops e rodas de conversa em todas as áreas do conhecimento para pequenas cidades do interior, de modo a contribuir para a capacitação e desenvolvimento da comunidade local onde o projeto será realizado. O projeto foi criado em 2017 e já passou por cidades como Tabira, Iguaracy, Tuperatama, Solidão e Dormentes. O ano de 2022 marcou a realização da primeira operação internacional do UFPE no Meu Quintal, ocorrida no Haiti.

Mais informações
UFPE no Meu Quintal no Instagram
@ufpenomeuquintal 
(81) 98295.8240 (WhatsApp)

Date of last modification: 12/01/2023, 14:39