News News

Back

Projeto Pirráias da Periferia retoma atividades neste sábado (19)

Projeto atende crianças e adolescentes dos bairros do Coque, Várzea, Morro da Conceição, Nova Descoberta e Ibura

O projeto de extensão Pirráias da Periferia, criado em 2008 pelo professor do Centro de Educação da UFPE José Luis Simões, retoma as atividades neste sábado (19). A iniciativa atende mais de 250 jovens, de 8 a 17 anos, com práticas esportivas, aulas de futebol e apoio psicopedagógico nos bairros do Coque, Várzea, Morro da Conceição, Nova Descoberta, e passará por uma ampliação, a partir de 26 de março, para abranger também a comunidade da UR-5, no Ibura.

Para participar basta entrar em contato, através do direct do Instagram do projeto. A inscrição é realizada após a comprovação da matrícula escolar da criança ou adolescente e da autorização do pai/mãe ou responsável.

O objetivo do projeto é unir esporte e educação em favor do fortalecimento da cidadania de jovens das periferias do Recife. Além do professor Zé Luís, outras 29 pessoas – entre professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias – compõem a equipe que executa as atividades de forma voluntária. Com a extensão do projeto ao Ibura, a expectativa para 2022 é atender mais de 300 crianças e adolescentes.

Segundo Zé Luis, o Pirráias da Periferia já ajudou dezenas de jovens a ingressar na universidade, foi fonte de pesquisas científicas e artigos acadêmicos e, em 2018, virou história em quadrinhos pela Editora Liceu, com roteiro do professor Fábio Paiva.

No ano passado, o projeto contou com um estande na Bienal do Livro de Pernambuco e motivou o professor da UFPE a pedalar do Recife a São José dos Campos (SP), em uma campanha de arrecadação de doações para a realização do Festival Pirráias da Periferia, que aconteceu no mês de dezembro no Núcleo de Educação Física da Universidade, e conseguiu distribuir mais de 100 pares de chuteiras novas para as crianças atendidas pelo projeto.

Date of last modification: 16/03/2022, 19:22