News News

Back

Projeto do Nutes do HC vira base para curso de atualização da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia

O Tele5, projeto que serviu de base para o Portal, foi desenvolvido no Nutes do HC e implantado de forma experimental na cidade de Limoeiro

O coordenador do Ambulatório de Otorrinopediatria do Hospital das Clínicas da UFPE e professor da Universidade, Thiago Bezerra, utilizou o Projeto de Extensão Tele5 desenvolvido no Núcleo de Telessaúde (Nutes) do HC como base para a implantação do Portal da Educação Médica Continuada da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), que tem como função atualizar os médicos dessa área com vídeos-aulas gratuitas de 20 minutos de duração a cada semana, desde maio deste ano. O curso, idealizado pela atual presidente da ABORL-CCF, professora Wilma Anselmo-Lima, já conta com quase 400 otorrinos inscritos.

O Tele5, projeto que serviu de base para o Portal, foi desenvolvido no Nutes do HC e implantado de forma experimental na cidade de Limoeiro (a 82 quilômetros do Recife) no ano passado. “Nessa ação que durou seis meses, as aulas eram de cinco minutos por meio de tablets com o objetivo de passar informações relevantes para melhorar a assistência e o atendimento em todos os postos de saúde de Limoeiro. A fila do serviço de otorrino foi praticamente zerada. Essa experiência foi bancada pela ABORL-CCF que viu a possibilidade de utilizar a Educação a Distância para os seus associados”, explica o professor Thiago Bezerra, atualmente também presidente do Comitê de Educação Médica Continuada da ABORL-CCF.

 

A publicação de um artigo científico sobre essa experiência, que se encontra em fase final de preparação, tem como objetivo nacionalizar e democratizar este projeto de educação médica por meio do Ministério da Saúde. “Lembro que, em novembro de 2014, assim que cheguei ao HC, veio uma paciente do Sertão com uma vertigem de simples tratamento. Ela estava tomando medicação havia três anos e nem precisava, tanto que, na consulta, o problema foi resolvido. A partir dali, pensei: ‘Algo tem que ser feito pra mudar isso. É preciso melhorar esse cuidado ao paciente na sua cidade de origem e dar acesso à informação aos profissionais”, relembra. A ideia planejada e executada com os professores Silvio Caldas Neto e Mariana Leal, docentes da disciplina de Otorrinolaringologia da UFPE.

 

Para o professor Thiago Bezerra, projetos dessa natureza são fundamentais para a constante atualização médica. “Nem todo profissional tem a disponibilidade de participar de congressos, por exemplo. Muitos não moram em grandes centros e não podem deixar tudo de lado para viajar. As aulas, nesse projeto, são curtas e feitas para que os médicos possam adequá-las durante seus horários de trabalho”, conta.

Date of last modification: 27/07/2017, 12:57