News News

Back

Projeto de extensão da UFPE conquista 2º lugar em competição promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Asa Branca Aerospace obtém classificação na categoria DataScience do CubeDesign Virtual 2021

O Asa Branca Aerospace, projeto de extensão do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) da UFPE, conquistou, na última terça-feira (7), o 2º lugar do pódio na categoria DataScience do CubeDesign Virtual 2021, competição promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com o apoio da Opencadd Advanced Technology e da Associação Aeroespacial Brasileira. Além da classificação, foi concedida à equipe do projeto, composta pelos discentes: Acsa Victória, Everton Vitor, Gabriel Almeida, João Henrique, José Gabriel, Lucas Augusto, Sofia Albuquerque e Yasmim Santiago, os selos de Missão Cumprida e de Criatividade.

O CubeDesign  é uma competição de desenvolvimento de pequenos satélites, criada pelos docentes e alunos de pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais do Inpe. A competição visa desenvolver habilidades profissionais essenciais e conscientizar a sociedade sobre a importância da área espacial. A categoria DataScience, pela qual o projeto Asa Branca conseguiu classificação, é inédita e dialoga com a tendência mundial do aumento do número de lançamentos de pequenos satélites, chamados de CubeSat, que demanda ferramentas computacionais mais eficientes para aumentar a confiabilidade dos sistemas em operação.

O projeto de extensão Asa Branca Aerospace, criado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), foi pensado para o desenvolvimento, fabricação e teste de soluções para CubeSats e drones. Atualmente, é um projeto multidisciplinar destinado a alunos e professores de diversos segmentos da UFPE, como Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Direito, Publicidade, Design e Medicina.

Date of last modification: 15/12/2021, 17:43