News News

Back

Professor da UFPE participa de conferência em Cannes e recebe o 2020 IACM Fellows Award

Paulo Lyra é docente do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, membro das Pós em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil

O professor Paulo Lyra, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, membro dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Civil da Universidade e líder do grupo de pesquisa Padmec (Processamento de Alto Desempenho na Mecânica Computacional) participou da 22º Computational Fluids Conference (CFC 2023), organizada pela International Association for Computational Mechanics (IACM), realizada em Cannes, na França, no período de 25 a 28 de abril. Na ocasião, ele recebeu o 2020 IACM Fellows Award, que homenageia indivíduos que fizeram contribuições significativas em mecânica computacional básica ou aplicada.

Fotos: Divulgação

Docente recebe premiação concedida em 2020

Na ocasião, o docente coordenou minissimpósio e as três sessões técnicas relativas a ele, intitulado “Advanced Discretization Techniques for the Simulation of Fluid Flow in Porous Media”, que contou com 14 trabalhos apresentados, sendo dois deles “Keynote Lectures”, de especialista na área. 

Aliado a isso, na qualidade de coautor, fez a apresentação dos artigos “Compositional Fluid Flow Simulation in Petroleum Reservoirs Using High-Order Locally Conservative Formulations” e “Numerical Simulation of Two-Phase Flow in Naturally Fractured Reservoirs Using a Projection-Based Embedded Discrete Fracture Model and Tetrahedral Unstructured Grids”, dos quais foi coautor.

Paulo Lyra coordenou minissimpósio e três sessões técnicas

A participação contou com o apoio do PRH48.1, financiado pela Agência Nacional de Petróleo(ANP)-Finep, que foi também responsável pelas bolsas de mestrado de dois dos alunos coautores dos trabalhos apresentados, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

HONRARIA - Na solenidade de abertura do congresso, que ocorreu no auditório principal do Palais des Festivals et de Congrès, famoso por abrigar o Festival de Filmes de Cannes, ocorreu a solenidade de entrega da honraria do 2020 IACM Fellows Award que o professor Paulo Lyra tinha sido nominado, e que, em função na pandemia de covid-19, não havia sido entregue anteriormente.

A IACM, fundada em 1981, congrega cerca de cinco mil membros de mais de 80 países, afiliados de mais de 30 associações de países ou conglomerados de países. “O Programa de Prêmios da IACM foi estabelecido para homenagear indivíduos que fizeram contribuições significativas em mecânica computacional básica ou aplicada e para mostrar o trabalho de erudição criativa de seus membros para o mundo inteiro.” 

Antes do professor Paulo Lyra, apenas quatro pesquisadores com carreira no Brasil receberam a honraria. Foram os professores: Raul A. Feijoo, do LNCC-RJ, em 2010; Álvaro L. G. A. Coutinho, da Coppe-UFRJ, em 2012; Paulo Pimenta, USP, em 2014; e Philippe R. B. Devloo, Unicamp-SP, em 2018.

Date of last modification: 02/05/2023, 16:40