News News

Back

Primeiro produto de inovação do HC, câmara de esterilização ultravioleta será testada

Projeto conta com a parceria da startup HIT Tech, do Laboratório de Sistemas Cyber-Físicos da UPE, da FotonNetUFPE e do Lócus Estratégico em Saúde

O primeiro produto idealizado pelo Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh (HC-Inov) está se transformando num protótipo. Trata-se do UV-C iControl Box, uma câmara de esterilização ultravioleta que tem o objetivo de descontaminar instrumentos e materiais utilizados na área de saúde. O projeto conta com a parceria da startup HIT Tech, do Laboratório de Sistemas Cyber-Físicos da Universidade de Pernambuco (UPE), da Rede de Laboratórios de Fotônica da UFPE (FotonNetUFPE) e do Lócus Estratégico em Saúde, além de financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A inovação e a transformação digital pelas quais vem passando o HC é o reconhecimento da integração do hospital como um campo de parcerias tecnológicas para o ambiente de Healthtechs, as startups dedicadas a resolver dores do sistema e dos usuários da saúde. Desde 2021, estabelecemos parcerias que estão proporcionando o desenvolvimento desse produto”, explica o mentor da área de saúde do projeto e chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HC, Ubiracé Elihimas, que também é membro do HC-Inov.

A ideia do UV-C iControl Box conquistou o 3º lugar na maratona Startup Way Health promovida pelo Sebrae, no ano passado. Agora, o projeto ganhou financiamento por meio do edital “Pró-Startup” da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e da Facepe. O protótipo está sendo desenvolvido pela HIT Tech que participa do programa Incubatep (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Estado de Pernambuco) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), com mentoria na área de saúde de Ubiracé Elihimas e de Raquel Kelner, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) do HC. A ideia é que o produto seja testado e passe por pesquisas científicas para que possa ser comercializado em breve.

“Estamos finalizando a estrutura do UVC iControl, uma caixa de 1 metro de largura por 50 cm de altura e 50 cm de profundidade toda coberta por alumínio que reflete até 90% dos raios UVC. Também começaremos a instalar a eletrônica, ou seja, os elementos de acionamento, controle e mensuração da dose de radiação. A partir daí, vamos definir os materiais, equipamentos, sensores e definição das peças para produção em larga escala. Estamos bem empolgados para começar os testes microbiológicos em breve”, relata o líder da HIT Tech, Vildson Borba.

Diferentemente de alguns produtos já disponíveis no mercado, o UV-C iControl Box pretende incorporar à tecnologia de descontaminação por radiação UV-C funcionalidades de sensoriamento e controle em tempo real, além da gestão de dados. O novo equipamento prevê a melhoria no processo de descontaminação com o emprego de novas tecnologias como Internet das Coisas, Data Science, Inteligência Artificial, Nuvem (cloud) e controle de radiação UVC. “Alguns pontos relativos à biossegurança, à eficácia do produto e ao sistema de mensuração da dose da radiação ultravioleta vão ser investigados e estudados”, completa Ubiracé Elihimas.

Além dessa aplicação associada ao UVC, outras demandas do setor de cuidado de saúde e gestão hospitalar e clínica estão surgindo para parcerias com a área de tecnologia. “Após os gestores da área de saúde obterem bons resultados com o emprego dessas tecnologias, o mercado foi se estruturando e crescendo. Pode-se falar de diagnósticos mais precisos, processos mais eficazes e eficientes, custos mais otimizados, processos de gestão e controle mais acessíveis, tudo isso por causa da introdução de tecnologias na área”, ressalta o professor da UPE Paulo Hugo Espírito Santo.

Date of last modification: 18/05/2022, 15:37