News News

Back

Povos tradicionais e racismo estrutural na pauta do Giro Nordeste

Programa que vai ao ar hoje (25), na TVU, recebe a educadora pernambucana e quilombola Givânia Silva

Para falar sobre territorialidade das comunidades tradicionais e políticas públicas, o programa Giro Nordeste recebe a educadora Givânia Maria da Silva, cofundadora da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e quilombola de Conceição das Crioulas, que fica em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Entre outras atividades, ela também integra o GT de Igualdade Racial na equipe de transição do futuro governo. Na entrevista que será exibida hoje (25), na TVU (canal 11.1), a doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) discorre sobre racismo estrutural, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, ainda, sobre o papel central das mulheres nos quilombos.

Ao falar da trajetória como pesquisadora e participante de diversas organizações sociais, Givânia Silva avalia: “O que me entristece é saber que no quilombo fundado há mais de 200 anos por mulheres, eu ter sido a primeira pessoa a entrar no curso superior. Isso me entristece, não me envaidece. Significa dizer que muitas gerações anteriores à minha poderiam ter adentrado nesse lugar e eu não ser exceção”.

Quando questionada acerca do desconhecimento de muitos estudantes quanto ao tema da redação do Enem deste ano, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a educadora revela que “é muito difícil estar nesse lugar que eu estou e que mais de 6.000 comunidades estão. Mas, ao mesmo tempo, é gratificante ter visto aquele tema e ter a certeza de que nenhum cursinho ou poucos acertaram. E por que não acertaram? Porque o Brasil não se conhece”.

Durante a conversa, Givânia, que também é integrante da Rede de Ativista pela Educação do Fundo Malala no Brasil, lembra as consequências do racismo estrutural durante a pandemia. “A vacina para os quilombos e para os indígenas foi judicializada. Foi o Supremo Tribunal Federal, mediante uma ação da Apib, que é a principal representação indígena, e da Conaq, dos quilombolas. É inadmissível. E por que isso acontece? Porque a nossa cabeça de gestor ainda guarda essas marcas de escravização”.

O programa Giro Nordeste é veiculado pela TVU (canal 11.1) todas as sextas-feiras, às 20h, com reapresentação às segundas-feiras, às 21h. Produzida pela TVE Bahia, a atração tem em sua bancada virtual comunicadores de emissoras públicas de televisão e rádio de todo o Nordeste.

Date of last modification: 25/11/2022, 14:28