News News

Back

Pós-Graduação em Geociências promove defesa de dissertação de mestrado

Defesa será realizada amanhã (2), às 10h

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeoc) da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado da aluna Andreza Caroline Dias Figuerêdo. A defesa ocorre amanhã (2), a partir das 10h. A apresentação acontece de forma virtual, através da plataforma Google Meet. É recomendado aos que se entre na “sala virtual” com o microfone e câmera desligados.

Com o título, “Quantificação e Qualificação da Geodiversidade do Agreste Meridional Da Paraíba - Brasil “, o trabalho contou com a orientação do professor Gorki Mariano e coorientação da professora Thaís de Oliveira Guimarães (UPE). A banca examinadora terá a participação dos professores Gorki Mariano (orientador), Paula Andrea Sucerquia Rendón (PPGeoc/CTG/UFPE), Marcelo Martins de Moura-Fé (Urca),Alcina Magnólia da Silva Franca (PPGeoc/CTG/UFPE) e Natália Micheli Tavares do Nascimento Silva Mendes (Univasf).

Resumo

O trabalho foi desenvolvido no Agreste Meridional do Estado da Paraíba numa área de 274km², abrangendo, então, cinco municípios dessa região. O objetivo principal foi realizar o levantamento da geodiversidade da área, apresentando as características geológicas, geomorfológicas, pedológicas, climáticas, culturais e sociais, bem como a avaliação das geoformas que se destacam na região como propostas de geossítios. O recorte espacial analisado está inserido nos complexos Salgadinho, Floresta e Sertânia de idade paleoproterozóica, assim como também em intrusões graniticas indiscriminadas de idade neoproterozóica. A pesquisa esteve respaldada em levantamento bibliográfico, visita de campo e seleção dos geossítios, tendo embasamento nas metodologias de Inventariação de Brilha (2005), valores da geodiversidade (Gray, 2004), enquadramento dos geossítios em frameworks (Fuertes-Gutiérrez & Fernández-Martínez (2010) e quantificação (Brilha, 2005; Garcia-Cortés e Carcavilla Urqui (2009) e Brilha (2015)). Foram inventariados e quantificados nove geossítios que se destacam por suas características geológicas, litológicas, assim como também por seu potencial histórico, arqueológico e científico. Por fim, foi realizado o registro no Geossit/CPRM, com as propostas de geossítio para as áreas inventariadas e valorização do geopatrimônio da região estudada, assim como também sugestões sobre a necessidade de proteção, definição dos potenciais didático, científico e educacional.

 

Date of last modification: 01/12/2021, 16:38