News News

Back

Pacientes ganham festa em comemoração ao Dia das Crianças no HC

O projeto “Brincar é saúde: uma proposta de humanização’’ tem como objetivo trazer o ato de brincar para o hospital

O Serviço de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com os voluntários do projeto “Brincar é saúde: uma proposta de humanização’’, organizou, ontem (10), uma festa no hall da Enfermaria de Pediatria, para comemorar o Dia das Crianças. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Maria Cecília Vieira/HC-Ebserh

Festa ocorreu no hall da Enfermaria de Pediatria

O projeto “Brincar é saúde: uma proposta de humanização’’ tem como objetivo trazer o ato de brincar para o hospital. As crianças e os adolescentes hospitalizados participam de atividades que são oferecidas de segunda até sexta-feira, nos horários da manhã e tarde, e no sábado pela manhã, tendo duas horas de duração. Essas atividades são diversificadas e contam com jogos, pinturas, oficinas e músicas, além das festas realizadas nas datas comemorativas.

“Temos a colaboração dos colegas de trabalho, do Serviço de Pediatria, dos alunos que são voluntários do projeto e do Lions Clube do Recife, que é uma parceria importante sempre contribuindo nos eventos e com materiais usados na brinquedoteca’’, afirma o coordenador do projeto e chefe do Serviço de Psicologia, Florentino Guerra.

Florentino ainda explica que esse tipo de evento é uma importante ferramenta de humanização no ambiente hospitalar. “Ações assim são uma forma de não deixar os pacientes de fora das comemorações que acontecem fora do hospital”, destaca. Na confraternização, houve lanche e distribuição de brinquedos arrecadados por meio de doações e parcerias, além de brincadeiras que foram realizadas com as crianças.

Para Jeanyne Maria, estudante de Enfermagem e voluntária do projeto, atividades como essas são importantes, pois proporcionam um ambiente descontraído para as crianças que estão internadas. “Essa festa é uma prática positiva, pois proporciona uma mudança na rotina hospitalar, além de promover a interação com as outras crianças e proporcionar uma diversão para esses pacientes”, explica.

De acordo com Kimberlie Litsza, também voluntária do projeto, essas ações proporcionam a humanização no tratamento desses pacientes. “Eu me sinto realizada ajudando e participando dessa festa, proporcionando um dia diferente para essas crianças’’ completa.

Para Taciana Soares, mãe do paciente Vítor Soares, internado na Enfermaria, “essas iniciativas são maravilhosas e muito importantes porque, além de distrair as crianças, influenciam positivamente no tratamento’’.

Date of last modification: 17/10/2018, 11:41