News News

Back

Ouvidoria-Geral da UFPE encerra comemorações pelo 10° aniversário com evento na Reitoria

No evento, foi homenageado o professor Ivan Vieira de Melo, que foi o primeiro ouvidor-geral da instituição, no período de 2012 a 2020

Com a presença do reitor Alfredo Gomes e da ouvidora-geral, Geísa D’Ávila, a Ouvidoria-Geral da UFPE realizou ontem (5) o último evento das comemorações pelo seu aniversário de dez anos no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade. As celebrações se iniciaram no dia 30, e passaram pelos três campi da Universidade com mesas-redondas, que divulgaram o serviço da Ouvidoria e discutiram a temática “Assédio moral e suas implicações na saúde mental”.

Foto: Raul Holanda

Celebrações envolveram equipes dos diversos campi

Também participaram da mesa de abertura a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Bruna Carvalho, e um dos homenageados neste aniversário, o professor Ivan Vieira de Melo, que foi o primeiro ouvidor-geral da instituição, no período de 2012 a 2020.

Ivan de Melo, o reitor e a ouvidora-geral Geísa D’Ávila

O reitor Alfredo Gomes parabenizou a Ouvidoria pelo papel desempenhado, e destacou que “a finalidade geral da instituição é de fortalecer a democracia interna, a capacidade de diálogo, de resolução dos problemas, e construir uma instituição em que o bem-estar das pessoas se fortaleça, e que a Universidade sirva à população da melhor forma possível, porque a Universidade não é uma ilha.”

A ouvidora-geral, Geísa D’Ávila, usou sua palavra para fazer um agradecimento aos que fazem a Ouvidoria, e apontou como principal conquista nesses dez anos de existência o reconhecimento da Ouvidoria como mediadora das necessidades da comunidade acadêmica.

No evento, também foi ressaltada a importância do órgão como um instrumento auxiliar da gestão na tarefa de escuta da comunidade acadêmica. O ex-ouvidor homenageado, professor Ivan Melo, lembrou os desafios da fundação da Ouvidoria na UFPE, e declarou que “a Ouvidoria-Geral é uma conquista cidadã da democracia participativa”. 

Após a abertura, foram realizadas palestras que discutiram os temas “Lei de Acesso a Informação” e “Ouvidoria Cidadã”. O encerramento, que aconteceria pela tarde, no Centro de Artes e Comunicação (CA), com mais uma mesa-redonda e exibição de filme, foi adiado para hoje (6), a partir das 14h.

Date of last modification: 06/12/2022, 16:37