News News

Back

Mostra “Theatrón- Exercícios de Olhar” convida para ver e refletir as artes cênicas

Espetáculos, cursos e debates compõem a mostra realizada pelo Centro Cultural Benfica

Com a proposta de exercitar o olhar crítico e contemplativo sobre a expressão contemporânea das artes cênicas, em especial o teatro e a dança, a Diretoria de Cultura e o Centro Cultural Benfica da UFPE, através do seu Teatro Joaquim Cardozo, apresentam a primeira edição da mostra “Théatron – Exercícios de Olhar”, que acontecerá de 30 deste mês a 18 de dezembro. Espetáculos, oficinas e debates compõem a programação do evento.

“A mostra ‘Théatron’ é uma ação voltada para a formação de plateia. Trata-se de um gesto da Diretoria de Cultura e do Centro Cultural Benfica para valorizar o papel do espectador como cocriador do fenômeno cênico. Não há artes cênicas sem a poesia do espectador. Quanto mais competente o espectador for, quanto mais bagagem ele tiver, melhor é a fruição das artes cênicas”, explica o diretor de Cultura da UFPE, Luís Reis.

Foto: Paulo Vasconcelos

“Tudo que é bonito é bordô” terá duas apresentações

A grade de espetáculos foi montada a partir de chamada pública para grupos e artistas locais. “Pasú – Caminho das dúvidas” (Rogério Wanderley), “Tudo que é bonito é bordô” (Teatro Bordô) e “Caminhos” (Fábio Soares) foram os selecionados e contarão com duas apresentações cada um.

Nos dias 30 deste mês, às 20h, e no dia 1º de dezembro, às 19h, o ator e dramaturgo Rogério Wanderley apresentará o solo “Pasú – Caminho das Dúvidas”. “Pasú”, em japonês, significa “passagem” e dá o tom do espetáculo que faz uma ponte entre o disciplinado Japão feudal com a fragmentada cultura de massa contemporânea para debater conflitos e incertezas do jovem adulto do século XXI. A sessão do dia 30 é gratuita; a do dia 1º custará R$ 10 (preço único).

Já nos dias 7 (às 20h) e 8 de dezembro (às 19h), o espetáculo “Tudo que é bonito é bordô”, do grupo Teatro Bordô, retornará ao palco do Joaquim Cardozo, onde realizou temporada de sucesso no mês de agosto. O espetáculo é baseado na vida e na obra da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004), uma das vozes mais singulares da nossa literatura, com especial foco nos textos da sua famosa “fase obscena”. As duas apresentações serão gratuitas.

A dança encerra a programação de espetáculos da “Theatrón – Exercícios de Olhar” através do espetáculo “Caminhos”, do bailarino e brincante Fábio Soares. Com vasta experiência na área de dança popular, com passagem pelo Grupo Grial de Dança e experiência construída no Cavalo Marinho Estrela de Ouro, o bailarino une sua vivência cênica à do terreiro para mostrar a alegria, a dor, a fantasia e a realidade contida na brincadeira do Cavalo Marinho. “Caminhos” revela as nuances das relações que o público estabelece com as brincadeiras populares. As apresentações acontecem nos dias 14, às 20h, e 15 de dezembro, às 19h. A primeira apresentação é gratuita; a segunda custará R$ 10 (preço único).

A programação conta ainda com a sessão “Exercícios de Olhar”, formada por debates críticos sobre as obras apresentadas no palco do Teatro Joaquim Cardozo. A cada terça-feira posterior às sessões (dias 4, 11 e 18 de dezembro, sempre às 19h30), pesquisadores na área de artes cênicas e de literatura se reunirão com os produtores dos espetáculos para realizar debates aberto ao público.

Os três espetáculos servirão de ponto de partida para o conteúdo da oficina “Teatro para espectadores”, ministrado pela atriz Milena Marques. O curso aborda temas do universo cênico (elementos de dramaturgia, encenação, interpretação, direção de arte etc) na tentativa de potencializar a fruição dos espetáculos que serão apresentados. 

Serão três turmas, formatadas em dois encontros cada uma: Turma “Pasú” (dias 30 deste mês e 4 de dezembro, às 18h); Turma “Bordô” (7 e 11 de dezembro, às 18h) e Turma “Caminhos” (14 e 18 de dezembro, às 18h). No primeiro encontro, haverá uma mediação para o espetáculo em questão; no segundo, será estimulado o olhar crítico sobre a obra em questão, preparando os alunos para participar da sessão de debates “Exercícios de Olhar”. As inscrições para a oficina já estão abertas on-line.

Para as apresentações gratuitas, os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Nas sessões pagas, os ingressos serão vendidos no dia, também com uma hora de antecedência. Os ingressos para os espetáculos e debates são garantidos automaticamente para os participantes da oficina “Teatro para espectadores”.

Mais informações
(81) 2126.7387

cultura@ufpe.br
Facebook
Instagram @benfica.ufpe

Date of last modification: 28/11/2018, 15:19