News News

Back

Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da UFPE receberão recursos estaduais e federais

A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco (ECTI-PE), para o período de 2017 a 2022

A outorga de um apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) no valor de R$ 20 milhões para oito Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados no estado, dos quais sete são da UFPE, foi assinada, no final da manhã de ontem (11), no Palácio do Campo das Princesas. A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco (ECTI-PE), para o período de 2017 a 2022, criada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do estado, também apresentada durante o evento.

Foto: Passarinho

Apoio a institutos integra a Estratégia estadual de CT &I

A cerimônia contou com a presença do governador Paulo Câmara; do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Abraham Benzaquem Sicsu; e, representando os institutos, a professora Leonor Costa Maia, do Centro de Biociências da UFPE. 

Os institutos, contemplados no Edital 07/2017 INCTs, são nas áreas de Fotônica; Engenharia de Software; Inovação Farmacêutica; Virtual da Flora e dos Fungos; Observatório Nacional de Dinâmicas de água e Carbono no Bioma da Caatinga; Sistema de Informação e Decisão; e de Nanotecnologia para Marcadores Integrados, estes da UFPE; e Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza, na UFRPE. 

“É muito importante que o Estado esteja dando apoio para essa iniciativa do CNPq, que é a criação desses Institutos de Ciência e Tecnologia, porque são institutos que estão à frente das pesquisas, no Brasil, e podem contribuir muito para o desenvolvimento do estado. A perspectiva é que a gente, recebendo esse apoio financeiro, via Facepe, possa efetivamente realizar todas as atividades que estão previstas nos respectivos projetos, avançando bastante em termos de Ciência e Tecnologia. E possa contribuir, assim, para o crescimento do estado”, afirmou a professora Leonor Maia. 

O reitor Anísio Brasileiro disse que o documento Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco, construído pela Secti, com a participação de docentes da UFPE, como a professora Ana Cristina Fernandes, “possibilita que a Universidade, que está presente nos grandes eixos estratégicos de Pernambuco, possa se constituir numa parceira estratégica para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Para a concretização da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco, foi assinado o decreto que institui a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Repepe), associada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Repepe interligará, a partir de internet de alta velocidade, 20 municípios do estado. Serão 400 pontos ligados a 1.175 km de rede até 2018. Um diferencial da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação é o modelo baseado em parcerias público-privadas voluntárias, proporcionando a redução de custos. O convênio de cooperação técnica e integração de infraestrutura entre a Celpe, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a Secti também foi assinado durante a cerimônia no Palácio.

A ECTI-PE 2017-2022 é fruto de parcerias entre instituições públicas, privadas, universidades e entidades sociais e tem como objetivo principal promover as condições para elevar a qualidade de vida e garantir a prosperidade da sociedade a partir de seis eixos estratégicos: desenvolvimento de talentos e criatividade; pervasiva expansão da economia e sociedade digitais; aceleração da inovação nas atividades econômicas; cooperação e transferência de conhecimento; ambiente favorável à inovação; e governança e responsabilidade. Estes eixos irão orientar a seleção, a implementação e o monitoramento das mais de 50 linhas de ação da estratégia.

“Estamos convocando a sociedade para uma parceria urgente e necessária. 65% das crianças devem trabalhar em empregos que ainda não existem. Os dados estão substituindo as coisas. Esses são alguns dos elementos de mudanças e, por isso, temos que trabalhar uma estratégia de inovação para Pernambuco. Precisamos construir juntos, criar parcerias e instituir uma mobilização permanente”, disse a secretária Lúcia Melo. Ela foi seguida do governador Paulo Câmara, que destacou a importância da inovação. “O que foi dito aqui dialoga com o que queremos para Pernambuco. Estamos buscando vencer uma agenda que já é do passado, a agenda da industrialização, mas sem deixar de olhar o futuro, que depende da inovação”, afirmou.

Date of last modification: 12/07/2017, 14:53