News News

Back

I-Litpeg é credenciado como unidade Embrapii em cerimônia com a ministra Luciana Santos

Evento marcou o aniversário de quatro anos do instituto, sediado no Campus Recife

“A associação da UFPE a uma segunda unidade Embrapii, como é o nosso caso, revela uma maturidade e papel estratégico de se aproximar da sociedade de maneira geral”, afirmou o reitor Alfredo Gomes sobre o credenciamento do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da Universidade como unidade da Empresa Brasileira de Inovação (Embrapii). O evento de assinatura do termo de cooperação técnica ocorreu na manhã de ontem (2), no auditório do instituto, e contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O evento também celebrou os quatro anos do I-Litpeg. O evento foi transmitido on-line e está disponível aqui. 

Fotos: Raul Holanda

Assinatura do termo de cooperação técnica pela ministra Luciana Santos e reitor Alfredo Gomes

“A transição energética e nossa cadeia de petróleo e gás têm muito a contribuir para que a gente aposte no caminho das energias renováveis. Essa é a tradição brasileira, e não podemos perder essa oportunidade. Não é à toa que estamos comemorando os quatro anos do I-Litpeg e dando um passo a mais, transformando esse instituto em uma unidade Embrapii”, disse a ministra Luciana Santos. “Isso representa um grande amadurecimento e consolidação de um conjunto de projetos que vêm sendo desenvolvidos a partir da ação coordenada do I-Litpeg. Todos estão de parabéns por esse projeto que vem sendo muito bem desenvolvido durante esses quatro anos”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. Além do I-Litpeg, o Centro de Informática (CIn) da UFPE também é uma unidade credenciada Embrapii.

Com financiamento total de R$ 16 milhões, a unidade Embrapii do I-Litpeg está ligada à produção de petróleo e gás, transição energética, armazenamento geológico de gás carbônico e hidrogênio verde, mitigação de danos ambientais e bioenergia. Terá como alvos empresas do setor de petróleo que atuam no Brasil, que têm obrigação contratual de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas instituições de ciência e tecnologia do País; e o setor de bioenergia, como o sucroalcooleiro e de recuperação energética de resíduos. Sua atuação se dará na área de competência “Modelagem de reservatórios e otimização robusta aplicada a recursos energéticos e meio ambiente”, que configura as áreas de atuação já desenvolvidas pelos pesquisadores do Instituto em parceria com a indústria.

Auditório do instituto ficou lotado para o evento

“A Embrapii tem tido um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento tecnológico e à inovação nas empresas. Aqui em Pernambuco, nós tínhamos duas unidades e passamos agora a ter cinco, que terão mais recursos para poder apoiar as empresas a colocar novos produtos e processos no mercado”, disse o diretor-presidente interino da Embrapii, Igor Manhães Nazareth. “Estamos passando por um momento muito especial de reconstrução de nosso país, e a reconstrução de nossa indústria passa necessariamente pela revisão de nossos meios de produção e a partida para uma nova fase de industrialização descarbonizada. Esse esforço que estamos vivenciando aqui faz parte desse conjunto de ações que vão nesse sentido”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo.

“São apenas quatro anos, mas temos muito o que comemorar, pois gerar e transmitir conhecimento é nossa missão”, afirmou a professora Yêda Almeida, diretora do I-Litpeg. “Para o futuro, projetamos a conclusão de nosso planejamento estratégico para nos guiar para os próximos cinco anos, a fim de vencermos desafios como interagir mais e melhor com empresas nacionais, internacionais e multinacionais e com as startups, analisar mais ações de extensão tecnológica e suportar o voo da unidade Embrapii do I-Litpeg da UFPE”, completou a professora.

Professores, pesquisadores e alunos prestigiaram o credenciamento do instituto

A cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica e celebração dos quatro anos do I-Litpeg contou ainda com a participação dos professores Leonardo Guimarães e Sávia Gavazza, coordenadores da unidade Embrapii do I-Litpeg; e de Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, representando a governadora Raquel Lyra.

INSTITUTO – Referência na geração e transmissão de conhecimento nas áreas de petróleo, energias renováveis e meio ambiente, o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE tem como objetivo integrar a indústria e a academia no desenvolvimento de novas tecnologias com foco na transição energética sustentável, no fomento à inovação e na formação de recursos humanos para as diversas áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e meio ambiente. 

O instituto foi inaugurado em março de 2019, já como um importante instrumento de geração de inovação e produção de conhecimento no Nordeste do Brasil. Em 2022, o instituto contribuiu com a formação de 19 doutores e 27 mestres, além de ter 21 pós-doutores atuando no local e produção científica de 81 artigos em periódicos, sendo 60% no Qualis A1 e A2. Nos últimos anos, realizou diversas ações extensionistas para a formação e promoção da ciência, como o Litpeg Portas Abertas e o Litpeg Cursos.

Date of last modification: 04/05/2023, 15:35