News News

Back

UFPE entrega medalhas dos 75 anos a personalidades e entidades

Evento foi realizado na Concha Acústica, dentro da programação dos 76 anos da Universidade

Fotos: Duda Soares
Orquestra Sinfônica da UFPE se apresentou ao final do evento
 
Dentro da programação dos 76 anos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comemorados ontem (11), foi realizada a entrega das medalhas comemorativas dos 75 anos da UFPE, que encerra as homenagens alusivas ao período. A solenidade aconteceu à tarde na Concha Acústica e se soma ao evento que aconteceu em outubro passado, no Dia do Servidor, e homenageou 43 técnicos administrativos e docentes da Universidade. Desta vez, as medalhas foram oferecidas a pessoas e instituições da comunidade externa.
 
O reitor Alfredo Gomes explicou que as 69 universidades federais do país são instituições sólidas e um grande patrimônio, responsável por 95% da produção de ciência no Brasil. “Elas precisam ser preservadas e fortalecidas para o projeto de país que tanto desejamos e queremos”, disse. O vice-reitor Moacyr Araújo destacou a força da UFPE, apesar de todos os ataques sofridos. “Nossa UFPE está mais forte do que nunca e mais representativa da nossa sociedade”, afirmou.
 
Um dos agraciados, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), André Oliveira da Silva Guimarães, falou em seu discurso sobre a importância deste ano eleitoral. “O TRE não abrirá mão, em hipótese alguma, de cumprir sua missão institucional, que foi outorgada pelo povo brasileiro”, afirmou, destacando que a urna eletrônica é absolutamente confiável. “Vamos fazer o que estamos fazendo há 80 anos: celebrar a democracia”, disse.
 
Para o padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, reitor da Universidade Católica De Pernambuco (Unicap), o que está em jogo no momento é um projeto de país. “Essa democracia ameaçada é a raiz de todas as crises que estamos vivendo”, ressaltou. O bispo auxiliar de Olinda e Recife, Limacêdo Antônio da Silva, falou sobre o papel da Universidade na formação da consciência e da opinião pública, convidando a todos para “a construção de um mundo novo comprometido com a justiça e a paz”.
 
Jornalista Margarida Azevedo (JC) foi uma das homenageadas
 
O reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Brito Leão, frisou que o dia foi voltado, em todo o Brasil, à luta contra o obscurantismo e o negacionismo neste momento de cortes no orçamento para a educação. “Não há país que reduza a desigualdade sem investimento em educação, ciência e tecnologia”, lembrou. A educação também foi citada pela jornalista Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio, que cobre a área há 24 anos. “Acompanho todos os desafios e as conquistas da UFPE”, disse.
 
Advogada e secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Manoela Alves dos Santos disse que a educação é o único caminho para fazer avanços na sociedade. “O desmonte não é gratuito: é um projeto político”, frisou. Representando a União Nacional dos Estudantes (UNE), Débora Karolaine ressaltou que os estudantes não vão aceitar esses cortes calados. A guerreira e liderança Xukuru Zenilda Maria de Araújo entoou um cântico sobre o tema. “A sustentação de uma luta é nunca desistir”, falou.
 
As parcerias entre a UFPE e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram citadas por Jaime Amorim, que mencionou a formação de Agentes Populares de Saúde durante a pandemia da covid-19. Representado o Movimento Leões do Norte, Wellington Medeiros destacou a leitura da Carta em Defesa da Democracia. A paratleta Ana Claudia Maria da Silva, que participou das Paralimpíadas do Rio 2016 e de Tóquio em 2021, também foi agraciada com a medalha.
 
Mesa de autoridades participantes da cerimônia
 
MESA - Participaram da mesa da solenidade o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; o vice-reitor, Moacyr Araújo; a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife, Rafael Dubeux, representando o prefeito João Campos; a vice-diretora do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Carla Monteiro; e a diretora do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento, Mariana Brayner.
 
Confira a lista das pessoas e instituições homenageadas
 
Ana Carolina Lima Vieira Ribemboim – procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE)
Ana Claudia Maria da Silva – paratleta
André Oliveira da Silva Guimarães – presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)
Ângelo Rafael Ferreira dos Santos – prefeito de Sertânia
Associação Nacional dos Pós-Graduandos – representada por Elvis Arruda
Embaixada de Portugal – representada pelo vice-cônsul de Portugal em Recife, Marco Ferreira
Jaime Amorim – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
José Cláudio da Silva – pintor pernambucano
Limacêdo Antônio da Silva – bispo auxiliar de Olinda e Recife
Lula Vassoureiro – artista de Bezerros (não pôde comparecer)
Manoela Alves dos Santos – advogada e secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE)
Marcelo Brito Carneiro Leão – reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Margarida Lins de Azevedo – jornalista do Jornal do Commercio
Movimento Leões do Norte – representado pelo militante e fundador Wellington Medeiros
Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira – reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Renato Augusto Pontes Cunha – Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar)
Silvério Pessoa – cantor e compositor
Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) - representado pelo desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, 2º vice-presidente em exercício
União Nacional dos Estudantes (UNE) – representada por Débora Karolaine
Vera Lúcia Lins de Moraes - oncopediatra do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e fundadora do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE)
Zenilda Maria de Araújo – guerreira e liderança Xukuru
 
Date of last modification: 15/08/2022, 15:48