News News

Back

HC promove ações em celebração ao Dia Mundial do Sono

Houve distribuição de máscaras de dormir, cartilhas e panfletos explicativos sobre os fatores que podem atrapalhar o sono

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Usuários do HC receberam orientações e participaram de mesa temática

O Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segestex), promoveu ações em prol do Dia Mundial do Sono, hoje (15), na unidade hospitalar.

A primeira ação contou com orientação aos usuários do HC com distribuição de máscaras de dormir, cartilhas e panfletos explicativos sobre os fatores que podem atrapalhar o sono, a insônia, entre outros assuntos. Também foi abordada a higienização do sono que consiste em práticas e hábitos que as pessoas podem fazer em casa como, por exemplo, tirar os estímulos ambientais do quarto, diminuir a luminosidade, evitar o uso do celular antes de dormir para se ter qualidade no sono.

Já a segunda ação contou com uma mesa temática que abordou temas como sono e pessoas idosas, alimentação, ronco, estresse e qualidade de vida, explicando o que acontece durante o sono, os aspectos positivos de uma noite bem dormida, a obesidade como fator desencadeador de apneia e insônia, entre outros.

O foco da campanha desse ano de 2019 é o envelhecimento saudável quando se dorme bem e uma das principais causas que prejudicam o sono é a insônia que está muito associada a problemas emocionais e ao estresse do cotidiano. “Não dormir bem traz vários problemas como risco de envelhecimento precoce, problemas cognitivos, de memória, de comportamento e até de imunidade’’, explicou a neurologista do HC, Clélia Franco.

A neurologista ainda afirmou que se o paciente sofre com distúrbios do sono ele deve procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e que ele evite a automedicação que é prejudicial à saúde e reforça que não existe um padrão de sono ideal. “A quantidade necessária para cada um é individual, mas o importante é a gente visar à qualidade do sono’’, destacou.

Date of last modification: 15/03/2019, 14:18