News News

Back

Estudantes da UFPE lançam podcast sobre ambiente marinho com o apoio do Instituto Serrapilheira

“Um Mar de Histórias” é um projeto de podcast educativo infantil que é uma iniciativa de estudantes dos cursos de Rádio, TV e Internet, e Design

Da assessoria do projeto

Quem melhor para contar os segredos do mar do que os animais marinhos? No podcast “Um Mar de Histórias”, as corais Mille (Millepora Alcicornis) e Mussi (Mussismilia harttii) recebem um gravador especial e se tornam repórteres, contando sobre o dia a dia do ambiente recifal com os seus amigos, outros animais marinhos, que vivem na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco. Um Mar de Histórias é um projeto de podcast educativo infantil que é uma iniciativa de estudantes da UFPE, dos cursos de Rádio, TV e Internet, e Design.

O projeto conta ainda com a colaboração de professores, estudantes e profissionais de outras áreas, como Biologia, Ecologia, Comunicação, Ciência da Computação e Secretariado. A equipe faz parte da Biofábrica de Corais, um projeto do Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly (Labenz), do Departamento de Bioquímica da UFPE, que tem como objetivo gerar produtos, bens e processos na conservação dos corais brasileiros.

Em julho de 2020, Um Mar de Histórias foi aprovado no edital “Camp Serrapilheira 2020: Podcasts”, do Instituto Serrapilheira (uma instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil), que lançou uma chamada pública para podcasts brasileiros de divulgação científica. Foram 1.010 propostas e oito destas foram selecionadas, incluindo o projeto dos estudantes da UFPE, sendo esta a única proposta partindo de estudantes que foi aprovada.

O programa é uma alternativa atrativa de conteúdo educativo e de entretenimento para o público infantil, utilizando do debate científico em temas que envolvem o ambiente marinho. Para Thalia Santana, estudante idealizadora do programa, este projeto é muito importante, pois “quanto mais cedo o tema for abordado com o público infantil, maiores serão as chances da conscientização pela preservação marinha e ambiental como um todo.”

Carol Jeronimo, outra estudante por trás do programa, acrescentou que foi necessário investir tempo, esforço e recursos neste trabalho para “ajudar pais e professores a oferecer produtos de qualidade com conceitos educativos simples, colocando as crianças diretamente em contato com o universo marinho e os problemas ocorridos neste ambiente.”

A primeira temporada conta com seis episódios e tem como objetivo introduzir informações sobre os personagens e o ambiente dos recifes de coral. O primeiro episódio estreou no dia 30 de agosto e, toda segunda-feira, às 12h, é lançado um novo episódio. Um Mar de Histórias está disponível nos principais tocadores de Podcast (Spotify, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts etc.) e no YouTube.

Mais informações
Instagram 
Facebook

Date of last modification: 29/09/2021, 16:09