News News

Back

Estão abertas as inscrições para as Bolsas de Mestrado Victor Hugo

A bolsa cobre custos acadêmicos alojamento e duas refeições por dia e destina-se a estudantes de mestrado que desejem estudar um ano na Université Franche-Comté, na França

A Universidade de Franche-Comté (UFC), na França, lançou a edição 2023-2024 das Bolsas Vitor Hugo, voltadas a estudantes de mestrado da América Latina que desejem estudar em um dos programas de pós-graduação da universidade francesa durante o período de um ano (1º de julho de 2023 a junho de 2024).

O incentivo possui valor aproximado de 7 mil euros e inclui a isenção das taxas de inscrição na universidade, alojamento na residência universitária (incluindo a assinatura de internet por 12 meses), além do equivalente a duas refeições por dia no restaurante da Universidade. Está incluído ainda um treinamento intensivo em língua francesa durante dois meses (julho e agosto) no CLA - Centro de Linguística Aplicada da Universidade de Franche-Comté. A candidatura deve ser feita através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE.

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de mestrado da UFPE no momento de inscrição, que tenham concluído ao menos um semestre de seus cursos, mas ainda não o hajam integralizado/finalizado. Além disso, é necessário que o discente esteja apto a ingressar em um dos mestrados ofertados pela UFC e possua menos de 35 anos no momento de inscrição e também durante o ano letivo na UFC.

Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível abaixo, anexando histórico do mestrado (emitido a partir de janeiro de 2023) e toda a documentação solicitada no edital da UFC até 6 de março de 2023, em dois arquivos pdf, conforme determinado no edital. O conteúdo do arquivo é de responsabilidade exclusiva do discente. Como não há limite de indicações, todas as candidaturas que atendam aos critérios serão encaminhadas à IES francesa. A inscrição no formulário não gera expectativa à bolsa, apenas o direito à nomeação pela instituição e à participação na seleção final, realizada pela UFC.

Mais informações
Edital das Bolsas Victor Hugo 
Formulário de candidatura 
Dúvidas sobre o programa
dri@univ-fcomte.fr
Dúvidas sobre o procedimento de candidatura na DRI
divulgacao.dri@ufpe.br 

Date of last modification: 19/01/2023, 12:23